Re: ARLA/CLUSTER: Desactivação do Repetidor de Almada

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Julho de 2010 - 14:10:39 WEST

Pedro,

Nós podemos conversar sobre muitíssimas coisas em torno do radioamadorismo,
sejam de natureza técnica (as mais interessantes) ou outras, e creio que
todas elas têm cabimento neste Cluster.
Deixando momentâneamente de lado os temas usuais, que estão bem de saúde, o
Cluster serve também para debater aspectos mais filosóficos e sociais do
radioamadorismo, e promover a sua defesa, nomeadamente contra ataques e
usurpações. O objectivo não seria "falar mal" do que é exterior ao
radioamadorismo, mas pelo contrário "falar bem" do que está dentro.
Pelo tempo que dedico a escrever estas mensagens poderás avaliar o quão
sério acho ser este tema, e a importância que lhe dou. Numa época em que o
radioamadorismo sofre tantos ataques e tal crise de identidade parece
atravessar, sou da opinião que este tipo de discussões deve ser promovido,
como aliás o tem sido aqui no Cluster.

Como qualquer comunidade, esta tem o direito de se defender, identificar e,
se assim o entender, expulsar corpos estranhos, ou o que quer que seja que
lhe faça mal (excepto a Anacom, claro). Para além disso, uma associação tem
direitos e responsabilidades acrescidos, que os radioamadores individuais
não têm.
É portanto perfeitamente legítimo que se questione e se escrutine
publicamente qualquer que seja a associação de radioamadores sobre os seus
princípios, os seus métodos, e os seus fins e, sobretudo sobre os seus
comportamentos, não se tratando, evidentemente, de montar ataques pessoais
contra F... ou B...

Falando sobre as responsabilidades e comportamentos das associações, não me
parece legítimo que estas manifestem nas suas comunicações oficiais,
emitidas publicamente pela sua direcção, afirmações ou comentários que
revelem sentimentos de índole pessoal porventura menos nobres, como
ressentimento e desprezo para com outros, ou que materializem provocações,
desafios e faltas de educação. Também não se aceita que uma associação de
radioamadores se manifeste em tom deliberadamente acintoso e menos cordato.
Uma associação deve sempre e em todas situações representar o mais lealmente
possível os seus sócios.
A personalização do poder é uma característica das ditaduras ou outras
sociedades oligárquicas e não é aceitável no nosso meio. Neste caso, admito
que possa revelar mais um pouco da verdadeira índole desta associação, mas
confesso que preferia não ter tido a oportunidade de a apreciar.

É evidente que eu não me arrogo competências de juiz, e não me compete a mim
pessoalmente fazer qualquer julgamento colectivo. Por definição, este tem
que ser feito pela comunidade.
Sinto-me, no entanto, no direito de manifestar a minha opinião, de boa fé, e
devidamente fundamentada em evidências publicas. O mínimo que poderá
acontecer é este assunto ficar por aqui, pelo menos até que uma das próximas
comunicações da ANARPROCIV venha pela n-ésima vez perturbar esta comunidade.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ