ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 23 de Julho de 2010 - 17:57:39 WEST

O meu "senso comum" diria que o ponto de 0 Volt de campo eléctrico
estará entre os pontos de alimentação (baseando-me no cenário do dipolo
de dois quartos de onda e alimentado ao centro).

Gostei dessa analogia do secundário do transformador, parece-me fazer
todo o sentido.

Como consequencia dessa situação dos 0 Volt ao centro é que interpreto
ser possivel sem grandes complicações em algumas antenas (ex. Yagi) ter
o elemento "activo" mecanicamente e eléctricamente ligado ao "boom"
metálico ao centro (ponto 0V) sem que isso tenha impacto com significado
no funcionamento da antena.
Se não provoca corrente a ligação em questão, então não afectará o
resultado final.
Normalmente estas antenas são alimentadas (ligadas à linha de
transmissão) com "hairpin", "gamma-match", etc.

Obviamente que isto é a situação ideal, no mundo real como a ligação não
consegue ser exactamente no ponto 0V nem o "boom" ter diâmetro
infinitesimal, existirão sempre correntes, mesmo que pequenas.

73!

Nota: Expressar também o meu contentamento pelo interessante tópico!