ARLA/CLUSTER: Boletim de SMPC Guarda

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 22:02:41 WEST

Boas.
Bem, acho que já tinha deixado bem clara a minha posição em relação a esta
matéria, mas como o meu nome já vem referenciado nestes comentários, a
minha consciência  obriga-me a  intervir.
Em primeiro lugar, devo também dar os  meus sinceros parabéns ao colega
Paulo CT1FUH pelo notável trabalho que tem vindo a efectuar em Gouveia com
este programa de radio nas escolas.
Nos meus artigos já tinha abordado estas actividades  e destacado como
exemplares e de referencia.
Estas actividades, são óptimas, mas não são perfeitas, na minha óptica, há
um território imenso de radio-amadorismo para mostrar às crianças que vai
muito para além dos 20m e uns coletes coloridos.
Quem sou eu para criticar, claro está, mostrasse eu melhor, e isso não sou
capaz e assim sendo, nesta matéria, dou  a minha singela opinião e pronto.
vale o que vale.

Agora acho que é muita demagogia  os colegas aqui do cluster, aproveitarem
 a actividade de criancinhas que mais ou menos encaminhas para essa coisa
de protecção-civil, virem defender a vossa posição, como se agora há aí umas
criancinhas que vão chorar baba e ranho se lhes chega aos ouvidos  as coisas
que escrevi.
Sem, demagogias, alguém me explica o que é que um QSO nos 20m tem a ver com
protecção.civil?

As crianças, fazem o que lhes ensinam, e melhor ainda o que virem fazer.
Fazem bom DX, pois claro o mestre é bom nisso, e queira ele prosseguir o bom
trabalho, mas fosse ele
 aficionado à produção de cestos, estou seguro, que o mesmo grupo, ganharia
igual palmarés nos certames  mundiais de produtores de cestos. (desculpa a
grosseira analogia Paulo)

Já fui  varias vezes à feira de Fredrichshafem , e a "Meca" dos
radio-amadores na Europa, nunca vi, nada, absolutamente nada, que se
pudesse relacionar com isso de protecção-civil.
Mesmo com 50 mil colegas presentes e mais de 50 países representados.
Vejo em Portugal, muitíssimo no facebook e de forma muito exagerada nos
Estados-Unidos.
Acerca das crianças, em Fredrichahsfem  todos os anos há um grande centro
onde se pode ver centenas de crianças de ferro-de-soldar.
Sim, ferro-de-soldar, a fazer circuitos, pequenos emissores, lançar balões,
caça à raposa etc.
Sei que em Portugal já foram feitas muitas actividades deste género, espero
que prossigam também.
Colegas, não é vergonha nenhuma, soldar fios, as crianças também gostam,
desde que sejam estimuladas a isso.
Sou da opinião que se deve estimular a técnica, os gosto pela ciência,  pelo
conhecimento para que os futuros engenheiros produzam e desenvolvam o nosso
País.
Em vez de andarmos  a criar  futuros consumidores de silício, para não dizer
coisa pior.

Vejam bem, se nem técnica  nem o "ferro-de-soldar" são importantes para o
radio-amadorismo, por que raio
temos perguntas técnicas nos exames?
Ou vocês preferem que em vez de perguntas  técnicas os exames de
radio-amador passemos a ter  provas com exercícios de respiração
boca-a-boca, descidas em rappel, dar injecções ou desenterrar bonecos em
escombros?
Talvez para a classe 1 que seja obrigatório saber ler chapas de radiografia
ou conhecer o nome dos ossos todos do corpo.
Pois que coisa de menor dificuldade não se ponha nesses testes, que isto de
salvar pessoas é para CT1´s ou CT7´s.

Sinceramente...

Louvo as actividades do colega CT1FUH, sim senhor, estão de parabéns, mas se
me perguntarem
se gostava mais que os miúdos aparecessem no jornal  de colete verde ou uma
bata branca, eu diria : Bata branca!

73's
Matias
CTFFU