ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 20:11:33 WEST

Caros colegas
Vamos lá levantar mais um problema que preciso entender.
Tomamos um dipolo, e alimentamos o mesmo com RF à frequencia de
funcionamento, através duma linha de alimentação adequada à impedância do
dito. teoricamente vamos imaginar o dipolo perfeitamente ajustado, e sem
produzie ondas estacionarias.
Olhamos as curvas de distribuição de corrente e de tensão, e verificamos que
nos extremos do mesmo, e como é lógico devido à alta impedância dos extremos
do dipolo, a tensão de RF atinge valores máximos, enquanto a corrente de RF
é minima.. No ponto de alimentação, temos exactamente o contrário. Seja
então que temos uma tensão reduzida e uma alta corrente de RF. Até aqui tudo
bem, e perfeitamente entendido.
Vamos estrapolar este asssunto para outro angulo de visão e o que
verificamos?...verificamos que a curva de tensão, no ponto de alimentação,
deste sistema simétrico passa por zero volts quando a corrente atinge o
máximo. Ora aqui é que a minha matemática falha.!!!..Mas como diabo pode a
tensão ser de zero volts no ponto de alimentação?...Para tal teria o dipolo
de ter uma Z de zero ohms!!...Todos sabemos que um dipolo tem no ponto de
alimentação, mais ou menos 72 ohms, logo, quando se aplica potencia no ponto
de alimentação, a tensão é diferente de zero...Então porque é que a curva
diz que a tensão é zero?...Por exemplo, se aplicarmos 800 watts num ponto de
aliementação de uma antena de 50 ohms, teremos 200 V de RF e nunca zero
volts!...Em que ponto da antena dipolo é que temos uma Z de zero ohms, para
que a tensão seja zero?
Por outro lado a impedância de uma antena é a soma da resistencia de
radiação com a resistencia de perdas, logo os valores de Z no ponto de
aliemntação, podem ser uma autentica dor de cabeça, principalmente em
antenas com resistencia de radiação muito baixa, como por exemplo nas
antenas móveis em HF, em que a resistencia de radiação pode ser de apenas 1
ou 2 ohms, sendo a resistencia de perda (onde se incluiem terra, resistencia
electrica do material, perdas por aquecimento etc) de 48 ou mais ohms. Ora
estas anomalias no circuito da antena, criam uma assimetria considerável no
ponto de alimentação da mesma antena, o que deita por terra a ideia
simplista da representação gráfica das curvas de tensão e corrente!
Os desenho são bonitos e dão a entender como funciona a "coisa"...mas será
que estão plenamente certos?...Concerteza que para haver zero volts no ponto
de alimentação de uma antena, a sua impedância teria de ser zero ohms!!!...É
claro que vão dizer que não é assim, e que a tensão nunca é zero volts,
porque a Z tambem nunca é zero ohms...Pois isso eu sei!...O que não sei é
desenhar a curva de tensão real, ao longo de uma antena dipolo, sem que essa
curva em algum lugar passe por zero, e logo subentenda-se que nesse ponto, a
antena terá teoricamente zero ohms!!!
Eu sei que à muitas dezenas de anos que as coisas são como vem nos livros, e
que existe uma explicação matemática para isso, um modelo matemático explica
ao detalhe todas essas situações, etc etc...Mas o que eu queria era uma
explicação real, prática e palpável, e não um aglomerado de numeros e
simbolos que nunca iria entender, e que muitas vezes é pouco consistente com
a realidade.

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente