Re: ARLA/CLUSTER: Análise do desempenho de antenas

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 15:11:30 WEST

Olá Diogo, agora deixas-te-me embaraçado rapaz.

Bem, por 100 milhões de dolares não há duvidas que tentaria desenhar
qualquer coisa de facto  he he.
Estas câmaras anecóicas   estão para as antenas  e altifalantes como
os túneis de ventos estão para os carros F1 ou aviões.
É a prova  pratica em ambiente de referencia, neutro ou quase.
Sou defensor das analises, optimizações  e  evoluções primarias em sotware,
seguindo a trajectória usual nestas coisas tanto para quem faz para antenas
como fuselagens.
É a melhor forma de se perceber o que se está fazendo, sem estragar cobre
ou alumínio.
O problemas das antenas é agravado relativamente aos carros, pois estes
ainda assim eles podem ver as curvas do ar, usando fumos, mas nós não
podemos ver o RF.
Podemos medi-lo, mas sempre em processos complicados e muito susceptíveis de
erros devido ao comportamento imprevisível da exposição dos corpos presentes
à RF.
Por exemplo, sabe-se  lá o efeito que aquela estrutura que segura o telefone
tem no desempenho da antena, mesmo sendo maioritariamente em acrílico,
parece-me que tem metais.
Andamos sempre um pouco às cegas, é por isso que a comunidade mundial confia
nos radio-amadores, para que testem, comprovem e analisem a antenas
e rádios.
Como diz o meu amigo Ladeiras,  CT1QP : " quando se sai do dipolo de 1/2
onda, estamos a entrar em campos problemáticos"
É bem verdade,o Dipolo é a única antena  de confiança garantida, quando se
parte para outras coisas, nunca se sabe bem o que vai acontecer.
Grande parte das vezes, o desastre é o mais provável, todavia, há sempre
as excepções e excelente antenas foram descobertas.

73

Matias
CT1FFU