Re: ARLA/CLUSTER: Coeficiente de Reflexão vs SWR

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 14:07:14 WEST

Matias,

Penso que o "susto" da subida do coeficiente de reflexão com o desviar da
frequência de ressonância se deve ao uso de escala logarítmica.

Na minha opinião, a escala linear é bem mais significativa e fácil de usar.
O coeficiente de reflexão deve variar entre zero (ou muito próximo) na
ressonância, e um quando a linha está aberta ou em curto.
Isto significa que na ressonância toda (ou quase) a potência é entregue à
antena e no outro extremo toda a potência é reflectida.

O valor linear indica de forma quase directa a percentagem de potência
reflectida, bastando calcular o seu quadrado.

Finalmente, a ROE pode ser também facilmente calculada a partir do
coeficiente de reflexão linear: ROE=(1+|gama|)/(1-|gama|)

A título de exemplo, suponhamos um coeficiente de reflexão gama=0.2. Isto
significa que a potência reflectida é 4% (0.2^2 = 0.04) e que a ROE é
calculada em 1.5:1.

Como diz, é claro que estes cálculos não entram em consideração com
eventuais perdas nas linhas.

Seria possível mostrar os mesmos gráficos, mas em escala linear? Creio que
seria interessante.

73,
António Vilela
CT1JHQ