ARLA/CLUSTER: bateria para Yaesu FT-26

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010 - 00:23:04 WEST

  Viva,

Tenham em atenção que a tensão não é o mais relevante no que toca a
carregar baterias.

Normalmente os carregadores deste tipo de pilhas são baseados em fontes
de corrente e não fontes de tensão. A fonte de corrente fornece uma
corrente "constante", se não for controlada, pelo que o importante será
o tempo de carga que varia em função da corrente de carga e da
capacidade da bateria/pilha.

Há alguns circuitos muito simples para atingir este objectivo, seja com
um transístor ou mesmo um regulador de tensão numa configuração própria
que o torna numa fonte de corrente de forma muito simples (p.ex. LM317,
LM78xx).

Convém ter em atenção a eventual diferença de capacidade das pilhas
(entre NiCd e NiMH) que implica diferentes tempos de carga.

73 de ct1enq