ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Julho de 2010 - 02:20:14 WEST

É correcto e afirmativo! Eu falei de dipolos dobrados mas não dentro de uma
Yagi. Falei dos dipolos generalizadamente. Mas dou a mão à palmatória:
quando trabalho com dipolos dobrados desenho a antena para 75 ohms...para
poder usar a ladderline de 300 ohms como balun. Alem do mais é assim que as
antenas de televisão são desenhadas.
Adiante, excelente trabalho em re-desenhar a antena com a mesma furação. O
colega Ribeiro teve sorte, só vai ter de cortar ou aproveitar elementos.
Não se esqueça de usar um balun de 1:1, BEM FEITO, pode faze-lo com cabo
coaxial, senão o cabo radia e lá se vai o trabalho todo. Eu por acaso tive
azar, só à 3ª tentativa é que consegui fazer um balun como deve de ser.
Se estiver interessado posso apresentar-lhe o desenho da minha, para
comparar.

Quanto ao VSWR de 2:1, esse é o meu limite de consciencia. Nada a partir de
3:1 queima um transmissor dos de hoje em dia, salvo se for algum daqueles
iComs mais problemáticos. Um VSWR de 2:1 implica prai uns 90% de eficiência
geral do sistema. 1.5:1 são uns 98%. Se quiser recuperar os 2% de perdas,
retire o medidor de SWR do circuito hehe :)

Olhe, se estiver interessado pode vir visitar um dia destes a estação que eu
costumo operar lá no IST do taguspark, a CS5CEP.
Até podemos analisar lá a sua antena, se a puder transportar ;)

Com os melhores cumprimentos radioelectricos,

73 es GL de CR7ABR
Renato