Re: ARLA/CLUSTER: Continua a queda do DSTAR...de uma marca só!

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Sábado, 10 de Julho de 2010 - 01:16:55 WEST

  Viva colega Jorge,

Visto que devo ser dos poucos, senão o único, a contestar a utilização
do AMBE de forma mais fundamentada, devo concluir que de alguma forma as
referências efectuadas me tornam um potencial alvo das mesmas :).

Devo esclarecer que a mim o D-STAR "não me aquece nem me arrefece". A
minha contestação é passiva e com o intuito de alertar, com fundamento,
para a eventual proliferação destes sistemas.

Se reparou, nunca fiz qualquer referência ao Echolink nem a questões de
interligação utilizando redes comerciais pois isso são outros assuntos.

Contesto a utilização do AMBE ou qualquer solução "fechada" utilizada no
serviço de amador e amador por satélite.

Quanto ao custo, podem sempre recorrer à maravilhosa fórmula de dividir
o valor por dias ou dias de utilização e assim dissipar psicologicamente
o valor deste. São só uns cêntimos... ;)

"porque a entidade reguladora não devia de permitir uma transmissão que
ninguém ouve, é só terem um decoder como aliás suponho que o tenham para
receber RTTY, PSK e afins."

Vá percebam de uma vez que o que é codificado é o conteúdo. Não há
forma, legal, de codificar/descodificar o modo actual de voz digital do
D-STAR c/ AMBE, sem utilizar hardware/software proprietário da DVSI. O
mesmo se aplica a qualquer outra solução utilizada no serviço de amador
e amador por satélite que recorra ao AMBE ou outros, similares na forma.

"A LSI produz este chip (leia-se circuito integrado) para milhares de
empresas no mundo, é livre e de utilização livre para quem queira ser
inovador pretenda aproveitar por baixo custo o que esta empresa produziu. "

Quem produz o chip é a Texas Instruments. É um DSP que pode ser
utilizado para múltiplas aplicações.

Já chega de compararem transístores e integrados com o AMBE.

Eu não sou do contra, estou a alertar. No entanto podia contrariar com
frases do senso comum, tais como: "Os Portugueses têm opinião sobre tudo
e têm a mania que sabem tudo"

Poderia pensar em soluções se o D-STAR ou voz digital me interessassem.
Não me interessam minimamente.

Entretanto a certa altura do texto surgem uns quantos ataques que eu
avanço pois não merecem comentários.

73 de ct1enq