Re: ARLA/CLUSTER: Continua a queda do DSTAR...de uma marca só!

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Sábado, 10 de Julho de 2010 - 00:32:25 WEST

  Viva colega Mourato,

Em 09-07-2010 12:50, Carlos Mourato escreveu:

> É certo que o AMBE está protegido por uma patente comercial, e não é
> aberto aos investigadores.. No entanto não percebo o problema de isso
> ser assim, pois não são os transistores do PA, os processadores do
> comando dos radios, o proprio firmeware de alguns equipamentos, e toda
> a serie de componentes que compõem os nossos transceptores,
> componentes comerciais, que temos que pagar para os usar?...Quantos de
> nós  utilizamos o windows, com o seu core blindado, e que temos que
> pagar a preço de ouro e nem refilamos?

Certamente o colega Mourato sabe que pode comprar as mesmas referências
de transístores mas de marcas diferentes. Poderia inclusive fabricar um
transístor ou arranjar formas de atingir o mesmo objectivo. Isto
aplica-se a válvulas e outras coisas que referiu.

Com o AMBE está impedido de o fazer.

> Que tem o AMBE a mais do que o windows?...A grande maioria de nós usa
>  o windows para o nosso hobby, e não contestamos o uso de um sistema
> operativo  com um core blindado. Excepção aos usuários de LINUX, que
> se forem entendidos na matéria, podem brincar um pouco.
>
> 73 de CT4RK

Eu perguntava doutra forma: Mas porque razão refere um sistema operativo
e compara-o ao AMBE. São coisas completamente distintas.

Mesmo assim respondo com algumas perguntas simples:
- acha que faz no Windows alguma coisa mais do que no Linux, Mac, etc ?
(Falando em questões do nosso hobby).
- alguma coisa me impede de implementar em hardware o que faço com
software (modos de comunicação) ?

Para finalizar, a pergunta mais interessante:

- O que me impede de utilizar um codificador do voz analógico (vulgo
"scrambler") num qualquer canal de de amador, por exemplo em
repetidores, considerando que o método de codificação não é comum, foi
desenvolvido por mim e vendo um integrado a quem me quiser comprar e
qualquer outro colega está legalmente proibido de tentar
descodificar/codificar de que forma for, se de alguma forma for
compatível com o que o meu faz?

73 de ct1enq