ARLA/CLUSTER: Noticias AMRAD: Para quando o treino e qualificação em radiocomunicações de emergência.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010 - 15:52:43 WET


Sismo no Haiti suscita a questão da falta do treino e qualificação.  

Para quando (faz mais de 30 anos ...) o treino e a formação de quadros e voluntários aptos e dotados de meios técnicos de ajuda ao socorro, nomeadamente de sistemas de radiocomunicações de emergência, em alternativa às redes das telecomunicações.

Quer tenhamos ou não, competências e capacidade de tradução, sentido cívico ou vontade política, a verdade é que o Radioamadorismo está na base da cultura científica e das ciências radioeléctricas, no seu centro, estiveram e mantém-se, as maiores industrias, os maiores investigadores, as tecnologias de ponta, através das quais se consubstanciam importantes movimentos de voluntariado cívico e humanitário, de manifesto interesse público.


HAITI uma catástrofe humana.
  
As Radiocomunicações de Emergência são um imperativo, uma ferramenta essencial dos comandos e da informação, determinantes para o salvamento, no socorro de vidas e bens.

Depois da horrível catástrofe que acabou de assolar Port-au-Prince a cidade capital do Haiti, surge agora o confronto com a realidade, as telecomunicações que colapsaram e não funcionam, os médicos e os enfermeiros que não estão nos hospitais, a população a braços com a destruição massiva de todas as infra-estruturas.
 
Em alternativa, a resposta ao socorro, é aguardar pela ajuda humanitária, exterior e estrangeira, que está a demorar dias consecutivos, demorará semanas a estabelecer. 


Fonte: AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento



Mais informações acerca da lista CLUSTER