ARLA/CLUSTER: Humidade no Shack...

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010 - 15:32:19 WET

Colega Miguel
Eu tenho um General Electric, já com uns 8 ou 9 anos. Trabalha regulado pelo
regulador de humidade, e está sempre ligado. Normalmente está na casa de
banho do QTH, pois é interior e só tem uma pequena ventoinha para
arejamento. Quando faz mau tempo vai para a cozinha que é onde a XYL coloca
a roupa a secar. Posso dizer que é um aparelho indespensável para quem vive
em zonas de muita humidade como é o caso de Sines. O desempenho, regulado
para 60% de humidade permite juntar no vaso de condensação, 6 litros de agua
em cada 3 dias. Depois do banho, e com o alto grau de humidade que fica na
casa de banho, basta pouco mais de uma hora e o ambiente fica a 60/70% de
humidade. Alem disso o meu tem um filtro da carvão activo que ajuda a manter
o ar livre de particulas. O range do regulador é de 10 a 100% de humidade.
O unico "senão" (no meu caso) , é  o ruido um pouco elevado que produz,
quando em funcionamento. No entanto fechado num compartimento do QTH, não
incomoda nada.
Quanto à silica, não existe inconveniente, mas não é aconselhável mante-la
lá depois de saturada, porque continua a absorver agua até saturar e pode
provocar derrames. No entanto já li em qualquer lado que a sílica é
prejudicial à saude, pelo que foi substituida por outros produtos que não me
lembro quais. Talvez o colega Afonso Marques possa dizer algo sobre o
assunto.

73 de CT4RK

73 de CT4RK