Re: ARLA/CLUSTER: Portugal - Comunicações Aeronáuticas

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com

Carlos e demais colegas,

Talvez a razão da não implementação de um sistema digital de comunicações é
porque ainda não se atingiu um patamar relativamente estável, ou se este já
foi alcançado ainda é relativamente dispendioso, no entanto e não obstante
do que disseram até agora fazer obviamente todo o sentido, continuo em crer
que num futuro não tão distante quanto isso (penso eu), iremos assistir a
uma alteração em termos de comunicações. Não digo que seja uma mudança
radical, irá ser uma mudança gradual e talvez comece pela informação que
possa ser transmitida digitalmente do controlador para a aeronave sem que
tenha de haver intervenção manual do piloto, libertando-o para outro tipo de
tarefas.

Carlos, bem sei que toda e qualquer comunicação seja ela digital ou
analógica sofre do mesmo mal em caso de interferência, independentemente da
sua natureza. No entanto, creio que será fácil perceber (se calhar só no meu
imaginário!!) que o dito algoritmo terá capacidade de comutar de frequência
em caso de não ter conseguido receber o acknowledge. Agora, eu compreendo as
limitações deste processo, tal como foi referido pelo colega Salomão e
outros, mas vejam o que aconteceu à capacidade de cálculo dos
microprocessadores numa década… Irá sempre existir o tal gap em termos
temporais entre o envio da mensagem e a sua recepção, mas tende a diminuir à
medida que o hardware se vá desenvolvendo e o software se vá aperfeiçoando.
Para mal comparar é o mesmo que escutar-mos uma música reproduzida analógica
ou digitalmente, para muitos e tal como já foi discutido noutros tópicos,
nunca se conseguirá igualar o som digital ao analógico (alguns dirão!) e
portanto, é nesta base que estou a expor a minha opinião.

Claro que este meu raciocínio talvez ainda seja meramente teórico, mas como
disse anteriormente, estou em crer que ele irá acontecer, penso mesmo que
será inevitável!

Carlos, as aeronaves actuais, terão que vir equipadas com transceptores de
AM porque ainda é o que se utiliza e não há como fugir a isso…

Ah! e a minha área de formação académica não foi assim tão abrangente que
albergasse um conhecimento profundo dos sistemas digitais, aliás antes pelo
contrário… a área preponderante foi as TIs na componente de software, mais
concretamente análise de sistemas.

73’s de
Pedro, CT1HZU