ARLA/CLUSTER: Rádio M80 passa a emitir nas frequências do RCP para a região Sul

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2010 - 18:34:49 WET


A mudança, a 20 de Janeiro, decorre de um pedido realizado pela Rádio Regional de Lisboa - Emissões de Radiodifusão à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), solicitando a mudança de um serviço de programa generalista, para “desenvolver o formato actualmente emitido pelo serviços de programas M80″. 

No mesmo documento, pedia que o RCP-Rádio Clube Português passasse a ser emitido pelo operador Rádio XXI, que até aqui transmitia a M80. O operador argumentava que apesar do RCP ser “um produto de qualidade”, ainda assim “não conseguiu romper com hábitos muito enraizados na sociedade portuguesa no que se refere a rádios de palavra, não tendo conseguido atingir os seus objectivos a nível de audiências”. Factor com impacto nas receitas angariadas. “O mercado publicitário está muito sofisticado, audiências e receitas estão intimamente ligadas e a verdade é que, nas actuais condições de mercado as receitas geradas pelo serviço não cobrem minimamente os custos do operador”, pode-se ler na deliberação da ERC. “Sem audiências as rádios não conseguem receitas publicitárias e sem receitas publicitárias os operadores são forçados a diminuir os seus custos”, afirmava.

Com esta alteração, a M80 passa a ser emitida nas frequências do RCP para a região Sul, em 104,3 MHz. O RCP será transmitido em Lisboa em 96,6 MHz. O Rádio Clube Português passa a ser apenas audível na região de Leiria nas freq. de Montejunto (96,4 MHz) e Sto. Estêvão (1035 kHz).

Esta é a mais recente decisão a afectar a distribuição de frequências do Rádio Clube Português. Em Outubro de 2009, recorde-se o Rádio Clube de Leiria passou a transmitir a M80, e em Setembro, o operador Rádio Televisão do Minho, que transmitia o Rádio Clube do Minho, alterou o serviço de programas para uma rádio musical, Assim desde meios de Novembro, a rádio transmite a Mega Hits Braga, do Grupo Renascença.

Segundo fonte oficial da Media Capital Rádios, afirma que “as alterações de emissores preconizada pela MCR representam uma afinação da estratégia de acordo com o tipo de produtos”. Nesse sentido, “é natural que a M80, estação de música e de entretenimento, se estenda para além das capitais e o Rádio Clube, estação de informação e actualidade, se foque maioritariamente nas grandes cidades”.

Para mais informações consulte os sítios das respectivas rádios:
- M80 em http://m80.clix.pt
- Rádio Clube Português em http://radioclube.clix.pt/emissao/frequencias.aspx

Outras alterações vão-se produzir nas frequências atribuídas ao grupo Media Capital Rádios.

Assim, a nova rede de emissores da M80, Rádio Clube e Best Rock FM terá a seguinte distribuição:

M80: 104,3 Lisboa + 96,4 Montejunto + 107,5 Grândola + 107,1 Fóia + 106,1 Faro + 106,4 Mendro + 106,7 MHz Portalegre + 90,0 MHz Porto, 93,0 Leiria (rádio local associada), 95,6 MHz Penalva do Castelo (distrito de Viseu - rádio local associada)

Rádio Clube: 96,6 Lisboa + 105,8 Valongo + 97,7 MHz Santarém

Best Rock FM: 101,1 Moita + 89,5 Matosinhos

A confirmar: 103,0 Cantanhede + 103,8 Fafe + 104,4 Manteigas + 96,8 Sabugal + 97,4 Vila Real 


Fonte: Diversos blogs na Internet


Mais informações acerca da lista CLUSTER