ARLA/CLUSTER: porque nem tudo funciona mal...Demorou mas foi!!! ...espero eu!!!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 7 de Janeiro de 2010 - 18:51:47 WET

Caros colegas
Às vezes somos por natureza uns "más linguas", que embora isso seja movido
por alguma razão, principalmente pela inércia com que se resolvem
determinados assuntos neste nosso "Portugaleco", tambem quando existe algum
mérito por parte das entidades oficiais é de as louvar. Vêm isto a propósito
da "praga dos PLCs".
Durante todo o ano de 2009, fui fortemente inetrferido por PLCs do MEO, e
sempre usei do meu direito de reclamar. Durante 2009, apresentei 6
reclamações por interferências aos serviços, sendo 4 por causa do PLC, 1 por
causa da cabovisão e a interferência em 145.750, e ainda outra por detectar
um amplificador de TV a autoscilar, que me interferia nos 2m. Destas minhas
reclamações, existiram outras tantas deslocações da equipe da ANACOM ao meu
QTH. Das 6 deslocações que a equipe de fiscalização efectuou ao meu QTH, 1
deu resultados imediatos, tendo sido detectado o amplificador a autoscilar e
em 2 horas foi desligado e o problema resolvido. No caso da acbovisão, foi
esta avisada para proceder a uma intervenção na rede, o que aconteceu ao fim
de 2 dias, resolvendo tambem o assunto e passando o QRM de 9+40 para apenas
residual. O problema maior, colocou-se com os PLCs, e por isso mesmo, a
ANACOM deslocou-se a Sines 4 vezes, tendo efectuado medidas em campo e se
certificado que o QRM era realmente tremendo. Apesar disso, e durante muitos
meses, nada acontecia, e as coisas eram um tanto como "o médico tirar a
febre ao doente e manda-lo para casa". Em Novembro, devido a novas normas
europeias, fui informado pelo Eng Carlos Antunes, que os reclamantes de
interferências pelo PLC iam ser atendidos, e a PT teria de responder por
essas interferências, e teria de resolver esse problema. No dia 24 de
Novembro, uma equipe da ANACOM deslocou-se pela ultima vez ao meu QTH, para
finalizar os trabalhos e localizar com exactidão os pontos de PLC
interferentes.
Desta acçãop resultou que fui informado que a PT iria ser notificada a
resolver o problema, pois depois de analizada a situação,  concluiu-se que
os PLCs em causa estavam a causar interferências severas. Assim, no dia 27
de Dezembro recebi um telefonema da ANACOM a dizer que a PT tinha sido
notificada e que dentro em breve o problema seria resolvido. Como estive
ausente de Sines desde o dia 23 de Dezembro e só regressei  hoje, não dei
pelo andamento do processo. No entanto, a primeira coisa que fiz quando
cheguei a casa foi ligar o radio de onda curta, e sintonizar as bandas acima
de 14MHz...Fiquei pasmado!!!....Tudo limpinho...apenas um sinaleco muito
fraco por volta dos 25 MHz se nota...de resto tudo limpinho!!!! Os PLCs
desapareceram!!!!...E eram pelo menos 3 bem fortes!!  À um ano que não
escutava os 10m tão limpinhos!!!...falta saber por quanto tempo vou ter este
previlégio!!!...Será alguma coisa passageira, ou limparam mesmo os PLCs de
pé de mim?...Espero que sim!!!..Obrigado ANACOM por ter cumprido o seu
dever!!! Esperei, desesperei, mas valeu a pena reclamar!!!!

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente