ARLA/CLUSTER: A razão do sistema MPEG-4 na TDT em Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 7 de Janeiro de 2010 - 13:05:46 WET


A razão é puramente economicista por parte da PT, uma vez que esta já tinha equipamento de cabeça de rede utilizado na difusão do MEO Sat e não quis adquirir codecs MPEG-2 específicos para a TDT. 

Opção errada a meu ver. O MEO usa MPEG-4 mas com modulação DVB-S2, que é muito mais eficiente e permite realmente levar a HDTV em quantidade e qualidade.

Já no caso terrestre, a utilização do MPEG-4 mas em conjunto com DVB-T resulta num ganho de capacidade próxima dos 10%. A verdadeira eficiência espectral necessária para que a HDTV seja a regra só irá ser obtida através da adopção da futura norma DVB-T2, e aí sim, em conjunto com o MPEG-4. 

Acresce ainda que o MPEG-2 é uma tecnologia madura e barata ao contrário do MPEG-4 que ainda é cara. As Set-top-boxes DVB-T / MPEG-4 são caras e mais grave - incompatíveis com DVB-T2. Pelo que reitero mais uma vez. que grande erro a adopção do MPEG-4, sobretudo com uma oferta de conteúdos FTA paupérrima.

Atendendo ao enorme benefício tanto para o Operador como para o Estado que será a libertação do espectro (Dividendo Digital), permitindo a exploração de futuros novos serviços, era de esperar que a migração fosse fomentada quer com equipamentos baratos quer com mais canais gratuitos (FTA), à semelhança dos incentivos praticados em França, Espanha e Inglaterra.


Fonte: Blog TV DIGITAL EM PORTUGAL.



Mais informações acerca da lista CLUSTER