Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 4 de Janeiro de 2010 - 21:45:15 WET

Boa noite a todos

Esse é sempre um aspecto polémico. Eu no meu caso apenas uso uma terra de
serviço, e não uma terra de protecção. Ligo os equipamentos à terra através
da terra da instalação (se é boa terra ou não, não sei pois não fui eu que a
fiz). Na entrada da instalação do shack tenho um filtro de RFI de 40Amp para
evitar RF na instalação. Quanto a ligar as antenas à terra durante as
trovoadas, recuso-me firmemente a fazer tal coisa, e mesmo perante uma
vistoria da ANACOM, recusei tal ideia, pois as minhas antenas não foram
feitas para serem pára-raios. Simplesmente tenho um meio de desligar todos
os cabos junto da janela e ponto final. Nunca saio de casa por vários dias
sem desligar todos os cabos junto da janela, e deste modo isolar as antenas
de qualquer circuito. Podem perguntar o que acontece se cair um raio nas
antenas...Bom...Deus me livre!!!!...Mas e se tiverem ligadas à
terra????...No minimo ficam pulverisadas em bolinhas de aliminio
incandescente, e os radios ficavam feitos em carvão!!!.. Se tiverem ligadas
à terra, teóricamente ficam mais sujeitas a levar "tralha" em cima do que se
tiverem um determinado isolamento em relação á terra. Se estiverem
desligadas, podem chamuscar a parede toda, derreter os cabos e as antenas,
mas sempre será mais seguro para os radios. No entanto é como digo...Deus me
livre de levar com uma faisca...Porra!!!

73 de CT4RK