ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras num 8º piso.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 4 de Janeiro de 2010 - 14:00:03 WET


Boa Tarde João Fragoso, CR7ABE.

A tua pertinente duvida levanta, duas questões, que em qualquer altura no nosso percurso para a instalação da nossa estação individual nos foram postas; o aspecto legal e a pratica.

Infelizmente, rapidamente chegamos à conclusão, que os regulamentos radioeléctrico não foram feitos a pensar a quem se situa " ...num 8º piso sem uma fracção de solo por perto (a não ser terraços de cimento)". Uma minimamente capaz e tecnicamente aceitável boa ligação à terra radioelectrica levada para um 8º piso é algo que ninguém conjectura pois é na pratica difícil de concretizar e assim à que "desenrascar" soluções.

Assim, vou-te dar algumas soluções praticas que adoptei ou vi adoptadas: 

Para as antenas à que criar planos de terra artificiais, quantos mais melhores, criados na base de fios eléctricos unifilares ou multifilares de 1/4 de onda para a bandas que operamos, especialmente nas decametricas. Os equipamentos podem ser ligados à terra geral do edifício, se esta existir. A antena e torre por mais que possamos contrariar os regulamentos, não devem ser ligadas à terra, pois sujeitamo-nos na pratica que o próximo raio decida que aquele é o ponto mais curto para a descarga, ao invés do que o pára-raios mais próximo. Fundamental, quando há trovoada o mais sensato é desligar toda e qualquer antena do respectivo equipamento.

Quanto a "Qual é a melhor solução para efectuar a passagem do(s) cabo(s) de baixada para o exterior por forma a evitar infiltrações e humidade no shack, no cabo ou no próprio equipamento " não existe a SOLUÇÃO, mas antes uma razoável quantidade de soluções aplicadas, caso a caso. Uma das mais interessantes e simples que conheço passa pela utilização de varias fichas UHF fêmea/fêmea ( ver em http://www.universal-radio.com/catalog/parts/ug363.html ) colocadas tanto em paredes como vidros por intermédio de furos e a utilização de anilhas de borracha para evitar infiltrações e humidades. 


João Costa,CT1FBF



________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de jfragoso  collard.pt
Enviada: domingo, 3 de Janeiro de 2010 21:58
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Dúvidas acerca de ligações de antenas e de terras



Boa noite a todos, 

Gostaría que me esclarecessem acerca da melhor forma de instalar um sistema de antenas num edifício. 

Tanto quanto tenho lido, numa estação de amador é fundamental termos em atenção todos os elementos que a constituem começando pelo sistema de antenas. 

As minhas dúvidas são as seguintes: 

No caso de edifícios, onde na maioria dos casos não existe nenhum sistema adequado de terra instalado, e quando nos situamos num 8º piso sem uma fracção de solo por perto (a não ser terraços de cimento), qual é a melhor solução para se ligar o sistema de antenas e os respectivos equipamentos, tendo em conta ainda os aspectos de segurança relacionados com possíveis descargas atmosféricas? 

Qual é a melhor solução para efectuar a passagem do(s) cabo(s) de baixada para o exterior por forma a evitar infiltrações e humidade no shack, no cabo ou no próprio equipamento. 

73, 

João Fragoso, CR7ABE





Mais informações acerca da lista CLUSTER