ARLA/CLUSTER: Situação de emergência na Madeira falha de comunicações

Duarte Coelho duarte.ct3hf gmail.com
Sábado, 20 de Fevereiro de 2010 - 23:16:44 WET

Boa Noite,

Por volta das 12h00 a Protecção Civil da Região autónoma da Madeira em
entrevista telefónica para a RTP-M admitia dificuldades nas comunicações
nomeadamente nas comunicações por rede móvel/fixa e que o "TETRA" não
estava a funcionar. Efectivamente, após algumas horas do início da
tragédia, as únicas notícias que tínhamos era através da RDP e RTP com
repórteres no terreno a arriscar a própria vida para trazer notícias, ao
longo das horas o caos era evidente.  Ao longo do dia fui acompanhando
as reportagens, a falta de coordenação era evidente, as corporações de
bombeiros actuavam isoladamente sem saber o que se passava em outros
locais e onde talvez fossem mais necessários.
Durante a tarde estabeleci contacto nos 40m com a CT1REP/P , na mesma
sequência apareceu outro colega do Funchal e ainda um outro que se
encontrava no Conselho do Porto Moniz (costa Norte). Todos nós estávamos
a escutarmos com bons sinais, o que corrobora o que o Carlos Mourato
disse, era bem possível abranger toda a Ilha em comunicações nos 40m.
Nesta área, espero sinceramente que a Protecção Civil aprenda a lição, e
que no futuro acautele as comunicações incluindo planos de emergência em
estrita colaboração com os radio amadores.

73´s de CT3HF