ARLA/CLUSTER: eckolink

hjmedina hjmedina99 gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010 - 11:30:06 WET

            Colegas radioamadores

Entre outro assuntos tenho vindo a seguir a “discussão” sobre o echolink.
Fico surpreso com os radioamadores que são contra este tipo de comunicação.

Pessoalmente também não gosto de alguns modos de comunicações, mas não sou
contra… Acho sim que temos que tirar partido de toda a tecnologia que temos
ao nosso dispor. Recordo que algumas horas depois do terramoto do Haiti,
existia uma conferência exclusivamente destinada às comunicações de
emergência de radioamadores.

            Será que uma pessoa é menos radioamador por gostar de fazer
contactos via satélite?

            Será que uma pessoa é menos radioamador por gostar de fazer
contactos em aprs?

            Gostar de sstv, rtty, psk31 é ser menos radioamador que os
outros?

Acho sim que o radioamador acaba sempre por se dedicar a um modo de
comunicações que mais gosta de uma forma natural, mas o importante é existir
sempre a vontade dos radioamadores em evoluir e saber utilizar os meios ao
seu alcance.

No meu caso concreto, o uso que faço do echolink é na sua maioria das vezes
através do meu portátil ou da minha estação móvel. Posso adiantar que passei
largas horas em qso com vários colegas que se encontram nas Américas e pelas
Europas através do meu portátil e com 5wts.

Ontem em conversa entre radioamadores disse desconhecer tantos indicativos
portugueses não fosse o cluster  radio-amador.net !!! Afinal de contas não
fosse este modo de comunicação…

Abraço de Amizade

   Helder Medina

       ct2fun