ARLA/CLUSTER: Antenas - Mau tempo

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 13 de Fevereiro de 2010 - 21:48:02 WET

Caros colegas,

Finalmente tenho a X-510 como nova com o máximo de VSWR de 1:1.4 tanto em V
como em UHF !!!

De facto a antena tem na base um parafuso que depois de retirado verteu
alguma água mas o problema das estacionárias elevadas, para além dos +/- 500
Kohm entre o vivo e a massa continuou.

Tive então de a desmontar completamente e depois de retirar a fita
auto-vulcanizadora, digo-vos que as uniões cromadas e a ponteira de metal
estavam como novas ! A brilhar !!!

Estaladelas na fibra, não consegui ver nada, os O-ring de borracha estavam
impecáveis, portanto ainda estou para perceber como entrou a àgua...

Como sabem, existem isoladores de espuma ao longo do interior da antena para
manter o elemento central centrado e todos eles a partir do meio da antena
para baixo estavam ensopados de um líquido leitoso que deveria ser àgua com
bastante sal, uma vez que aqui na Areia Branca estou a 100m do mar, e essa
mistura era condutora, claro !

Depois de terem sido lavados e bem enxutos montei tudo e voltei a colocar a
fita auto-vulcanizadora ,
que fez um bom serviço ao fim de 3 anos de boa protecção, testei com o
ohmímetro de novo e dava infinito, liguei ao medidor de VSWR e estava
impecável !

Muito obrigado a todos os colegas que deram dicas muito úteis e para o
CT1AED confirmei as medidas do seu esquema e está tudo certo, excepto o
condensador de 20 pF do seu esquema, no meu caso tem 2x20 pF, ou seja no
total tem 6 condensadores e não 5 como no seu caso, mas pode ser alteração
de fábrica.
73 de CT1PT/1
Carlos Pinheiro