RE: ARLA/CLUSTER: Qual o melhor tipo de antena para receber ruído local em HF?

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Quarta-Feira, 10 de Fevereiro de 2010 - 20:41:19 WET

Olá boa noite a todos!
Esta situação recordou-me uma situação no meu batente, tambem muito curiosa,
a qual em poucas palavras vou tentar explicar.

Nós tivemos necessidade, aqui à cerca de dois anos atrás, de fazer tambem um
gerador que injecta-se frequências em todo o espectro desde a onda continua,
em simultâneo em todas as frequências.
Este gerador foi feito por uma universidade Holandesa que tem colaborado
connosco.

Na universidade ficaram muito motivados com o projecto, pois nunca ninguem
lhes tinha pedido a nivel mundial algo semelhante e foi um desafio para eles
o projecto, para mais tratava-se de um projecto para injectar esse sinal de
multifrequência, ainda por cima directamente numa rede em alta tensão no
caso a 25 KVolts.

Algo mesmo muito interessante, para nós, este gerador , veio permitir medir
em relativamente pouco tempo, os fenomenos que se processam numa rede
electrica com um determinado comprimento de forma automatizada. Isto veio
permitir por exemplo descobrir frequencias que entram em ressonância com um
determinado comprimento na nossa linha da rede electrica a 25 kvolts.
Em breve pensamos voltar a usar o dito gerador, unico que se saiba existente
em Portugal e um dos poucos existentes em todo o mundo.
Se o tempo o proporcionar, ainda um dia descrevo o sistema em pormenor.

73.
CT1AXZ
Manuel Jesus
www.sitesmaisuteis.pt