Re: ARLA/CLUSTER: Qual o melhor tipo de antena para receber ruído local em HF?

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 10 de Fevereiro de 2010 - 10:39:26 WET

Boas
Tive que ler o post duas vezes para o perceber...
Com as cabeças "formatadas" para o contrario, não é fácil sugerir uma antena
para ruído!

73 Gomes CT1HIX
----- Original Message -----
From: "Sergio Matias" <sergio.matias  gmail.com>
To: "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Tuesday, February 09, 2010 9:03 PM
Subject: ARLA/CLUSTER: Qual o melhor tipo de antena para receber ruído local
em HF?

Como o assunto da mensagem indica, estou à procura de um tipo de
antena que receba bem ruído local em HF, mas não os sinais das
estações DX.
Por ruído local entenda-se o "man made noise" num raio de 200m, mais ou
menos.
Esta antena irá ser utilizada como antena de recepção nos famosos
"canceladores de ruído" ("noise cancellers").

Até à data, tenho utilizado como antena de recepção, 5 m de fio na
vertical ligado a um transformador 9:1, sem qualquer plano de terra.
Daí segue o cabo coaxial de 50 Ohm até ao aparelho.
Tem funcionado relativamente bem, mas estou à procura de outras
alternativas que sejam mais eficazes.

Sugestões?

--
Sérgio Matias, CT1HMN