ARLA/CLUSTER: Qual o melhor tipo de antena para receber ruído local em HF?

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 21:03:20 WET

Como o assunto da mensagem indica, estou à procura de um tipo de
antena que receba bem ruído local em HF, mas não os sinais das
estações DX.
Por ruído local entenda-se o "man made noise" num raio de 200m, mais ou menos.
Esta antena irá ser utilizada como antena de recepção nos famosos
"canceladores de ruído" ("noise cancellers").

Até à data, tenho utilizado como antena de recepção, 5 m de fio na
vertical ligado a um transformador 9:1, sem qualquer plano de terra.
Daí segue o cabo coaxial de 50 Ohm até ao aparelho.
Tem funcionado relativamente bem, mas estou à procura de outras
alternativas que sejam mais eficazes.

Sugestões?

--
Sérgio Matias, CT1HMN