ARLA/CLUSTER: Long vs. short path

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 20:09:14 WET

Caros colegas
O Pedro já disse tudo. Principalmente para a Nova Zelandia não se pode
determinar o que é short ou longpass, já que este país fica nas antipedas de
Portugal. Como tal, por qualquer lado que a propagação esteja favorável, a
distancia é sempre a mesma. mesmo com uma antena direcional, para qualquer
azimute que a dirigimos, estará sempre voltada para a Nova Zelandia...Seja
pelo Polo Sul, Polo Norte ou por lugar qualquer. O melhor mesmo é consultar
os mapas da MUF e apontar para zonas de MUF elevada, que na hora da grey
line se situa mais ou menos no Pacifico. Uma long wire (antena com pelo
menos 1 comprimento de onda) irradia melhor no sentido da ponta, pelo que
este deve ficar na direcção do Pacifico. No entanto uma long wire para HF,
se se quiser notar algum ganho principalmente nas faixas de 80/40/20 é uma
antena muito comprida. No minimo uns 240m. Daqui para baixo aproxima-se de
uma vulgar  antena Marconi.

73 de CT4RK