ARLA/CLUSTER: Long vs. short path

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 19:21:12 WET

Caro Jorge,

Esta é uma questão que por vezes é difícil de avaliar, no entanto pela minha
experiência, de manhã nos 20M se tivermos condições para essa zona do
planeta é via nascente, não digo long path ou short path, porque para o caso
da Nova Zelândia, o caminho a percorrer é sensivelmente o mesmo. À noite...
e já aconteceu ter propagação nos 17M às 22:00 para a Austrália e Pacifico,
escutava-os sempre melhor orientando a antena para poente. No entanto por
vezes acontecem coisas engraçadas, já me aconteceu que escutava muito melhor
um colega da Austrália se apontasse a antena para o Polo Sul e depois vim a
descobrir porquê... é que o colega da Austrália também ele estava a apontar
a direccional para o Polo Sul.

Mas regra geral... de manhã os sinais vêm de nascente... à noite e nas
bandas mais baixas os sinais vêm de poente.

73's de
Pedro, CT1HZU