ARLA/CLUSTER: QSO entre Owen Garriot, W5LFL e o Rei Hussein I, JY1( SK )

Fabiano Moser fabianomoser gmail.com
Sexta-Feira, 5 de Fevereiro de 2010 - 11:32:13 WET

Bom dia,

Heis aqui 2 assuntos que me tocam profundamente.

O primeiro referente ao Richard Garriot que foi o meu astronauta com quem
fiz também QSO, sendo o 6º astronauta da minha lista particular.

Em segundo lugar Vossa Majestade o Rei Russein me lembra uma história que
meu querido amigo (Que Deus o tenha PY5OE Arley de Almeida) ocorrida numa
QRG em HF em CW algures no passado a qual gostaria de compartilhar com os
colegas.

Para informação o Sr. Arley PY5OE (In memorian) era telegrafista oficial da
Marinha Mercante do Brasil, tendo conhecido o mundo todo nos seus muitos
anos embarcado.

...certo dia em HF estavam alguns amigos a conversa via CW no Brasil Arley
PY5OE e alguns outros antigos amigos brasileiros, quando são gentilmente
abordados por um CQ JY1...
Um dos colegas desconhecendo tal indicativo atendeu o chamado geral pedindo
para completar seu callsign. Vossa majestade novamente respondeu: - my call
is JY1 k...
Não entendendo o que se passava, nem de quem era este indicativo um tanto
estranho, o colega brasileiro perguntou a vossa majestade sem ter a idéia de
quem se tratava:
- Who are you? a qual a resposta veio imediatamente:
*- I am The King*

seguiu um silencio de vários segundos na QRG...

Completado o QSO, vossa majestade atendeu outros 3 colegas e transmitiu um
QRX.
Arley e outros amigos permaneceram na QRG a comentar a aparição de vossa
majestade e o episódio cômico que havia se passado, e a satisfação daqueles
que conseguiram marcar QSO com a Vossa Majestade.

Depois de vários minutos o Arley pediu um QRX aos colegas pois iria se
ausentar, mas antes gostava de fazer um último chamado ao rei, e então sim
seguiria em QRT naquele dia.

- CQ CQ JY1 de PY5OE PY5OE pse k
Qual foi a surpresa por ter sido atendido de imediato, e unicamente, tendo o
rei entrado em QRT definitivo naquele dia.

O Arley sempre contava que este tinha sido o seu QSO mais especial, e tinha
guardado esta QSL (cartão verde com letras douradas com a coroa real
estampada). Pude ver esta QSL pessoalmente e jamais vou me esquecer desta
história, por isto gostaria de compartilhar com os colegas da lista. Tantos
anos dedicados a telegrafia e uma única vez conseguiu fazer QSO com o rei
Russein.

Basicamente a história aconteceu como relatei, ao menos são os detalhes que
me vêm a memória agora.
Arley faleceu em 2005 vítima de um canco no pâncreas.
dadida

73 Fabiano