RE: Fw: ARLA/CLUSTER: Para quando o treino e qualificação em radiocomunicações de emergência.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 2 de Fevereiro de 2010 - 12:21:17 WET


Caro colega Paulo Santos, CT4DK.

Ninguém pode contestar historicamente que a Rede dos Emissores Portugueses foi de facto pioneira em várias matéria, nomeadamente se atendermos à definição pura e dura do termo. É inegável que, tendo sido a única associação de Radioamadores durante muitas décadas em Portugal, tinha, quanto mais não fosse por essa razão, que ser pioneira em quase tudo.

Quando me refiro ao pioneirismo da A.R.L.A.- Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano deveria talvez ter utilizado o termo no sentido mais correcto, isto é, por ter sido original em algo (ou inédita, para não criar confusão).

Onde eu queria chegar em termos do pioneirismo da A.R.L.A. é muito simples. Efectivamente no início do século XXI de facto existia no papel uma intenção clara denominada SUPRA, como referiste e bem, mas... e no terreno...!? Onde estavam os exercícios, a formação, o incentivo aos colegas, enfim... os procedimentos sobre como cada um de nós deveria actuar...?

Concordaras, para que servem os bonitos organigramas, mais ou menos complexos, sem a respectiva aplicação prática...?

As perguntas mais factuais foi algo que me foi relatado pelo próprio Miguel Andrade (CT1ETL) aquando do Congresso da Figueira da Foz, disse-me ele: «os colegas têm estado para aí a tecer coloquiais elogios e considerandos à questão da protecção civil, mas se de facto acontecer alguma coisa... na prática o que é que cada um de nós tem que fazer?... quais são as frequências?... como devemos utilizá-las?... quais são as regras práticas que as estações devem seguir nas comunicações?... como se organiza a rede de estações que vão participar?... quem substitui quem?... alguém me podia fazer o favor de responder a estas perguntas?... é que tenho estado a ler muito sobre o assunto e já perguntei a vários dirigentes da REP, mas até agora ninguém me soube responder nada em concreto ». Pelos vistos a resposta, foi na altura, um silêncio comprometedor.

Enfim, não seriam exactamente estas as palavras, até porque isto foi-me transmitido passado algum tempo pelo Miguel, mas o que é certo é que duas semanas depois a A.R.L.A. tinha publicado os primeiros documentos teóricos e práticos sobre o assunto, aplicáveis apenas aos Municípios da sua respectiva área de implantação... algo como nenhuma organização de radioamadores até essa data, que se saiba, tinha tornado público.

Houve na altura formação, partilha de informação, exercícios de comunicações, simulacros internos e participações em ambas as modalidades quando organizados pelos Municípios, Corporações de Bombeiros e até pela Protecção Civil Nacional. Tudo existe e está documentado nos nossos Boletins Informativos A.R.L.A. nas versões escritas e radiodifundidas. 

Que outras associações o faziam no ano 2000...?
Não foi a vertente hierárquica, o protocolar, as denominações, os enquadramentos... foi na prática caro Paulo... na prática ! Nisso é que a A.R.L.A. foi pioneira, perdão, digo inédita. 

Sem grandes alaridos nem confusões, nem debates na Internet, nem reuniões aqui e acolá... sem pompa e circunstância, tudo feito por uma equipa "very low profile".

Tanto assim foi, que as primeiras versões dos procedimentos originais foram solicitados por algumas associações e a elas foram gentilmente cedidos sem quaisquer condições.

Infelizmente também houve quem se limitasse a ir buscá-los ao sítio da A.R.L.A. na Internet e depois os tivesse alterado para as chamadas "versões padrão", nas quais a fonte original não era sequer identificada. Quanto a isso, serenamente sempre assumimos, que esta simples e modesta associação trabalha em prol do Radioamadorismo em geral e nunca dos seus sócios em exclusividade. 

Muito mais haveria a contar, mas obviamente que não sou a pessoa mais indicada para o fazer, penso que neste aspecto o Miguel Andrade seria a pessoa ideal, pois esteve, como é do teu conhecimento, por dentro de muitos dos acontecimentos aqui descritos.

Ao contrário de outros magníficos exemplos por esse país fora, internamente há muito que na A.R.L.A. deixámos de ter exercícios, actualizações dos procedimentos e os nossos envolvimentos nos simulacros é o trivial.

Para a A.R.L.A. deixaram de fazer qualquer sentido na altura e a partir do momento em que perante  uma objectiva formação e qualificação real, depois de tanto esforço pessoal e colectivo, certo dia, se conseguiu a cedência de um fantástico anfiteatro Municipal, incluindo o respectivo pessoal de apoio (pessoas que foram chamadas ao serviço num fim-de-semana e pagas para o efeito)... e só apareceram 2 (leram bem... dois) colegas?!?!


João Costa, CT1FBF
 

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Paulo Santos
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 18:48
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: Fw: ARLA/CLUSTER: Para quando o treino e qualificação em radiocomunicações de emergência.

Caro Colega  João Costa,

Esta afirmação que faz e passo a citar "Por muito que se possa fazer ao nível dos planos teóricos, nesse aspecto como sabes a A.R.L.A. foi pioneira junto da protecção civil," não é bem verdade pois a REP já colabora com a Protecção Civil desde do seu nascimento em Portugal com o seu plano SUPRA (Serviço de Urgência Por Radio Amador) chegando mesmo a estar integrada no Plano Nacional e Emergência da mesma entidade como parceiro consultivo do Director do Plano.

Vy, 73's
Paulo Santos, CT4DK

Em 01/02/2010 17:03, João Gonçalves Costa escreveu:
> Caro José António Proença, CT2HIV. 
>
> Estou pessoalmente de acordo e apoio totalmente o convite enviado à grande maioria das Associações de Radioamadores, onde está implícita a formação dos Radioamadores nesta importantíssima área da protecção civil. 
>
> Concordarás que o projecto SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência Radioamadores, não só para associados da R.E.P. mas também para todos os Radioamadores em geral, necessita mais do que periódicos exercícios mais ou menos divulgados. Sei por experiência própria, que escasseiam os recursos humanos nacionais, reconhecidamente qualificados e que estejam dispostos a por vezes colaborar desinteressada e voluntariosamente com o projecto. 
>
> Neste aspecto como noutros a R.E.P. em Portugal, com o seu peso institucional, tem e deverá ter sempre uma palavra a dizer pelo seu enquadramento junto de estruturas nacionais e internacionais representativas da comunidade radioamadoristica, onde pode e deve procurar apoios.
>  
> Por muito que se possa fazer ao nível dos planos teóricos, nesse aspecto como sabes a A.R.L.A. foi pioneira junto da protecção civil, existem facetas intrínsecas que só através de uma adequada e objectiva formação e qualificação reais podem ser alcançadas na área das radiocomunicações de emergência. 
>  
> Muito mais há a dizer sobre este importante tema e gostaria de o poder voltar a debater numa outra ocasião, mais propicia para mim, sem os constantes e actuais constrangimentos profissionais da minha parte.
>  
> João Costa, CT1FBF
>
> ________________________________
>
> De: cluster-bounces  radio-amador.net 
> [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de JOSE PROENÇA
> Enviada: sábado, 30 de Janeiro de 2010 22:03
> Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
> Assunto: Re: Fw: ARLA/CLUSTER: Para quando o treino e qualificação em radiocomunicações de emergência.
>
>
> Caros amigos
>  
>  
> permitam-me que em especial dê duas palavras a
>  
> Nunes Santos
>    SWL-OK-12453-
>
> Caro Nunes Santos,
>  
> o assunto merece muitas palavras, reflexóes e algumas conclusões, mas lamento  não o fazer.
> A postura que mostrou é de certeza absoluta totalmente oposta à do 
> José Luis Proença CT1GZB, por que deste colega percebe-se muito bem a 
> intenção de provocar no bom sentido a discussão responsável e 
> amistosa, mas da sua parte, apenas consigo entender a sua vontade de  
> provocar e eventualmente de mal dizer, contudo, estou disposto a responder-lhe e a pedir desculpa se me conseguir provar que estou enganado.
> Em simultâneo aproveito para lhe fazer o convite de ao aproveitar o 
> facto de estar sentado eventualmente à espera que alguém faça alguma 
> coisa por si, venha por esta mesma via iniciar o debate com responsabilidade e seriedade sobre o tema em questão.
>  
> Enviando os meus cordiais cumprimentos, espero que aceite o convite, podendo começar por onde quizer, mas de forma construtiva.
>  
> Agora para o colega João Costa - CT1FBF:   
>  
> João, queria perguntar-te se eventualmente estás de acordo com o convite que foi enviado à grande maioria das Associações de Radioamadores, e que tem a ver com este tema onde está implícita a formação dos Radioamadores, ou seja, o Projecto SCERA e que podes verificar e ler atentamente no site da REP.
>  
> CT2HIV
> José A. Proença
> IM58KP
> REP Member
> ARLA Member
>
>
>  
> No dia 29 de Janeiro de 2010 19:05, <ens  sapo.pt> escreveu:
>
>
> 	Citando "José Luís Proença (CT1GZB)" <ct1gzb  netcabo.pt>:
> 	
> 	
>
> 		Boas.
> 		
> 		Esse treino e formação de quadros de voluntários, pelo menos a nível local, vai se fazendo com as Associações locais.
> 		
> 		Basta fazer uma busca na internet para se ver trabalho feito sobre esta matéria.
> 		
> 		A nível Nacional a REP, atraves das suas delegações, poderá e deverá ter uma palavra a dizer.
> 		
> 		73 de José Luís Proença - CT1GZB
> 		ARVM # 53
> 		REP # 1418
> 		http://ct1gzb.blogspot.com/
> 		
> 		
> 		
> 		A R.E.P. tem uma palavra a dizer, aliás tem sempre muito a dizer 
> agora FAZER são outros
> 		
>
> 	  quinhentos,vá esperando sentado porque vai ter muito que esperar !
> 	
> 	
> 	   respeitosos 73,s
> 	
> 	   Nunes Santos
> 	   SWL-OK-12453-
> 	
> 	
> 	_______________________________________________
> 	CLUSTER mailing list
> 	CLUSTER  radio-amador.net
> 	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
> 	
> 	
>
>
>
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>
>   


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




Mais informações acerca da lista CLUSTER