ARLA/CLUSTER: Antenas no meu prédio - fim do problema.

David Quental ct1drb iol.pt
Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 - 15:33:17 WET

Boas tardes cara colega Joana,

obrigado pelo seu email, fiquei comovido.
> Bons dias  e, antes de mais, Votos de Boas Festas a todos os colegas,

Obrigado e igualmente para si e os seus.

> É de facto uma pena que em pleno Século XXI, suposta era do desenvolvimento e do conhecimento continuem a ocorrer verdadeiras perseguições inquisitoriais próprias dos idos da Idade Média onde qualquer acção que fugisse aos, ditos, trâmites de normalidade seria perseguida e incriminada como bruxaria ou acto do demónio...

Pois, é o que parece ser este caso.

> Segundo compreendi a Administração de Condóminos do prédio do colega David não mudarão a opinião que têm por meros dotes de oratória nem sequer de razão contudo, se algo poder fazer para juntar a minha voz às suas pretensões e de algum modo ajudar a que possa finalmente vir a montar as antenas é só dizer que estarei completamente à disposição.

Obrigado mais uma vez. De facto eles não mudarão de opinião jamais,
apoiam-se que já foi decidido e que não há nada a fazer.

> Mais, num dos QTH’s temos uma X200 montada mas, apenas, porque a administração  do condomínio é inteligente e razoável e acedeu ao nosso pedido sustentando-se de uma anterior decisão do Condomínio de que, para não alterar a estética do edifício todos os aparelhos (ar condicionado, antenas, etc) teriam de ser instalados na cobertura. Assim, a administração nem sequer colocou a questão da nossa antena, em particular, ao condomínio devido a essa tal acta anterior ao nosso pedido porque se não acho que também teríamos tido alguns conflitos com gente mesquinha e ignorante que, tal como o Vasco referiu, ainda perguntaram à administração se nós íamos pagar aluguer para ter lá a antena e exigindo garantias quanto à legalidade da mesma. Contudo, como mais vale prevenir que remediar, quando  falámos a primeira vez com a Administração entregámos logo cópias das licenças e do seguro pelo que quando os vizinhos, supostamente muito preocupados com a legalidade e segurança do prédio, foram falar com a Administração estes disseram-lhes que estava tudo dentro da legalidade e que nada tinham a apontar. Claro está que, tal como os vizinhos do colega David, estes também não nos falam.

Cara colega Joana, no meu caso eu apresentei todos os documentos que
colegas costumam apresentar, todos eles legais e actuais, mesmo assim
não foram suficientes para os demover de opinião. Tenho para mim que a
minha situação é mais caricata do que a maioria dos colegas. Eu estive
operativo como T6AG durante 6 meses e meio no Afeganistão, um dos países
mais instáveis do mundo, aonde não tive grandes dificuldades para
instalar sistemas radiantes, inclusive a minha actividade foi motivo de
curiosidade para nacionais e militares de outros países.
Durante 2 anos tive a minha estação de radioamador instalada em plena
Base Aérea nº4 nas Lajes na ilha Terceira. Também aqui não tive qualquer
dificuldade em fazer o nosso hobby apesar do elevado tráfego, civil e
militar, de aeronaves portuguesas e estrangeiras.
Porque motivo no meu prédio não posso instalar antenas ?
Será por haver talibans (se calhar sou eu) ou por se fazerem
experiências científicas sensíveis ?

Fico sem perceber quais os verdadeiros motivos de recusa, excepto o que
me disseram na Assembleia em que pedi autorização:
1) grandes receios de radiações perigosas e interferências;
2) a estética do prédio que seria muito alterada.

A estas dúvidas respondi que, caso 1), há um organismo que se chama
ANACOM, disseram-me que não saberiam tirar as dúvidas além de que daria
trabalho. Quanto à questão 2) nem mesmo com a indicação que poderia
colocar dipolos de fio foi suficiente.

Entretanto a situação do prédio é de total antipatia para com a maior
parte dos condóminos.

Não sei realmente qual foi o objectivo dos meus vizinhos.

> Joana Gonçalves
> CT5KJD

Melhores 73 e bom ano novo 2011.

CT1DRB