Re: ARLA/CLUSTER: Lembram-se do avião que desceu no Rio Hudson?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2010 - 19:24:57 WET

Viva,

Tanto quanto sei, as instalações de SATCOM não são obrigatórias em nenhum
tipo de aeronave.
Embora os centros de ATC estejam contactáveis via telefone e portanto as
aeronaves que disponham de SATCOM possam fazê-lo, as regras actuais de
travessia oceânica, nomeadamente no Atlântico Norte desaconselham o seu uso,
e limitam esta modalidade às situações de emergência ou não-rotineiras.

Prevê-se, no entanto, que no desenvolvimento das comunicações digitais para
efeitos de ATC (datalink) o SATCOM venha a ser usado para este fim, a par do
VHF (ACARS E VDL) e do HF (HFDL).
Estas comunicações são apenas textuais, não havendo transmissões em fonia
por estas vias.

Aquilo que já existe em operação em larga escala é o sistema ACARS, com
suporte em VHF, HF e SATCOM, que serve para a comunicação de forma
automática entre a aeronave em voo e o seu centro de operações, normalmente
relatando eventos com relevância para a manutenção.

O uso deste sistema ficou famoso no caso do acidente com o Air France 447 no
Atlântico Sul, em 2009. Durante os últimos minutos do voo houve uma
quantidade de transmissões de ACARS via satélite para a Air France,
relatando uma sucessão de avarias e discrepâncias detectadas. Estas
transmissões foram muito discutidas porque forneceram algumas pistas sobre o
que poderá ter sucedido, mas até que se descubra a caixa negra do avião o
acidente poderá ficar por esclarecer.

73,
António Vilela
CT1JHQ