ARLA/CLUSTER: Icom IC20

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 5 de Dezembro de 2010 - 17:35:29 WET

Colega boa tarde
Efectivamente tem sempre que ter um cristal para emissão e outro para
recepção, seja em simplex ou em repetidores. O oscilador do receptor não
funciona na mesma frequência do oscilador de emissão. No emissor utiliza-se
apenas uma cadeia de multiplicadores, enquanto o receptor tem que ter em
atenção as 2 frequencias intermédias.
Quanto a comprar os cristais, em Portugal não conheço nada, mas na
Inglaterra tem a QUARTSLAB    http://www.quartslab.com/     que fabrica
cristais à medida para qualquer aplicação, e não são caros. Têm é que saber
as caracteristicas dos cristais, como por exemplo se são reesonância série,
se paralelo, qual o valor da capacidade serie ou paralelo, se são
fundamental ou overtone, e se forem overtone se são 3ª ou 5ª harmónica.

73 de CT4RK

2010/12/5 <ct2jnm  sapo.pt>

> Boa tarde aos colegas.
>
> Queria pedir o favor se há algum colega que me possa ajudar.
>
> Ofereceram-me uma "peça de museu" como recordação de um colega e amigo
> falecido este ano. A peça oferecida é um radio de VHF da ICOM modelo IC20 e
> quero por este radio a funcionar dado que já não trabalha seguramente há 18
> anos.
>
> Procurei na net os manuais e mediante o que li fiquei com algumas duvidas,
> duvidas estas que aqui coloco para que algum colega me ajude.
>
> Este equipamento tabalha com cristais, uns de TX e outros para RX, montados
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*