ARLA/CLUSTER: Portadora nos 29,489 MHz

Pedro Ribeiro (CR7ABP) cr7abp gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2010 - 23:07:28 WET

Não ignorei, no TS2000 quando tiro a antena a portadora desaparece.

No TH-F7E quer no QTH quer no percurso "batente" / QTH (básicamente
atravessar a ponte Vasco da Gama) apanho sempre a portadora, com ou sem
antena e ligando o "beat shift" a portadora desce cerca de 5 kHz

Só não faço um vídeo de "ver para crer" porque a máquina fotográfica
está no carro e agora está frio para lá ir.

Assim sendo, apesar do comportamento de ambos os equipamentos ser
inconsistente, a minha melhor aposta é mesmo ser um "beat".

Infelizmente não tive a colaboração de colegas com equipamentos iguais
que pudessem dar uma resposta comparativa para ajudar à clarificação do
problema.

O efeito "Pedro e o Lobo" só faria sentido se propositadamente ou sem
qualquer fundamento andasse a lançar falsos alarmes.

A analogia aqui poderá eventualmente aplicar-se mas noutro ângulo do prisma.

73!