ARLA/CLUSTER: HF balun

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sábado, 28 de Agosto de 2010 - 23:33:47 WEST

Caro colega,

Esclareça um novato (eu).

Como realizou esse teste do "balun"? Com o medidor "GT" do lado dos
50ohm unbalanced e com uma carga de 200ohm balanced do lado da antena?
ou mesmo com a antena real ligada do lado balanceado?

Parece-me uma curva demasiado "perfeita" para a antena estar a ser
incluída na medida.

Caso tenha usado uma carga, essa é comercial ou de construção caseira?

Faço estas questões porque já por diversas vezes senti necessidade de
uma carga balanceada de 200ohm para afinar os baluns coaxiais de
meia-onda e as resistências de aglomerado de carvão que me venderam têm
uma componente reactiva com significado em frequências das bandas de
2m/70cm e condicionam a medida.

73!