ARLA/CLUSTER: Adenda sobre a noticia do DN
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010 - 17:13:26 WEST
Prezado Carlos Neves (CT3FQ).
Quero te agradecer o teres remetido para a lista esta tua mensagem e nos dês assim o teu ponto de vista. Estou, como certamente a maioria, muito emocionado com o que nos contas.
Infelizmente é mais uma triste historia de solidão, alias, a somar a tantas outras tristes historias, que bem analisadas, se devem a esse cancro, que é a pura e simplesmente solidão interior, que nos corrói as entranhas e nos leva a fazer coisas irreflectidas. E quando o espírito é fraco...
Acredita que eu próprio, por vezes, respondo a chamadas nos repetidores, porque me apercebo pela voz que aquilo são autênticos pedidos de ajuda emocionais, que verdadeiras chamadas para ver se está a chegar em condições.
Espero que agora, consigamos ver mais alem da "fumaça" e faço um pedido a todos vós, não crucifiquem o colega Donato Macedo, CT3JT pois ele fez e bem aquilo que a sua consciência e especialmente o seu dever cívico lhe ditou.
Penso que todos temos muito para reflectir nesta tua mensagem, Carlos Neves, e a dar definitivamente este triste assunto, por encerrado.
João Costa, CT1FBF
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de Carlos Neves (CT3FQ)
Enviada: quinta-feira, 26 de Agosto de 2010 16:17
Para: cluster radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Adenda sobre a noticia do DN
Vi na página web do cluster da Arla que a discussão sobre a noticia de ontem tomou contornos imprevistos.
Para que se saiba ,a estação em causa está perfeitamente identificada, quer por alguns Amadores CT3, quer pela ANACOM-Madeira.
Trata-se de um "miudo" com problemas. Está desempregado e parece que de vez em quando, quando toma umas cervejitas faz asneiras.
Não sou psicologo nem sociologo mas no inicio escutei-o diversas vezes nos repetidores, dias a fio a fazer chamada geral com o objectivo de manter um QSO ou uma conversa esporádica. Quando interessava apareciam sempre os vendilhões manhosos para lhe impigirem um radio usado que até o veneravam. E digo-lhes que, pela conversa, o rapaz até parecia ser educado, nunca ouvi nem "alhos" nem "bogalhos" da boca dele. Embora parecesse um fala barato que já sabia tudo sobre radio (mas isso é o que mais há por aí)
Não sei se é sequer justificável o que ele fez, mas coloquemo-nos na pele dele. O tempo passou e continuavam sem lhe responder às chamadas gerais e nisso sou tão culpado como todos os outros (confesso que só falei uma vez com ele na radio)
Passavam-se dias em que o rapaz queria e desejava ter um QSO, e nós os mais velhos estavamos completamente nas tintas para o novato. Uma vez escutei-o - na altura até me ri sozinho - falar com ele próprio desgostoso a se queixar que tinha comprado um radio e não conseguia falar com ninguém. E Repare-se que isto durou mais de um ano.
Hoje penso que sou um dos culpados pelo rumo que as coisas tomaram. Isto aqui é uma pasmaceira total, passam-se meses em que não se ouve vivalma nos repetidores e muito menos nas frequencias simplex. Não existe dialogo. Não existem trocas de ideias. Os mais velhos (como eu) não têm pachorra para aturar os novatos e o desanimo toma conta deles.
Penso que o rapaz descobriu que o canal 16 da Banda Maritima eram o único que lhe respondia e foi assim que começou esta aventura.
Por isso, na minha opinião, os grandes culpados somos todos nós, os imaculados e honestos radioamadores.
73
Carlos Neves
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
Mais informações acerca da lista CLUSTER