ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Gil eduardo.gil sapo.pt
Sábado, 21 de Agosto de 2010 - 22:00:05 WEST

Devido á idade Pedro deve ser um grade amador pois que fique com o espectro para ele, mas por favor que saiba respeitar quem também tem cabelos brancos na cabeça, embora mais novo e que também é pai de filhos
Obrigado

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro Ribeiro (CR7ABP)
Enviada: sábado, 21 de Agosto de 2010 19:51
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Acho que a análise essencial é de se os actuais dois anos de RX produzem os resultados pretendidos.

- Que influencia tem em alguém que queira fazer asneira?

Essa pessoa terá alguma vantagem em fazer asneira depois, já podendo emitir e identificando-se ou ser-lhe-á mais vantajoso fazê-lo de imediato, sem qualquer exame e sem se identificar durante as asneiradas que faça o que até dificulta detecção da origem pelos serviços de fiscalização?
Não será o período de RX uma motivação maior para os membros de categoria 3 que se sintam mais frustrados por não poderem comunicar e não tendo forma legal de o fazer cumprindo todas as regras de "protocolo" e operação, se sintam mais à vontade em fazer as suas experiências de forma camuflada e potencialmente mais prejudicial para os serviços de amador e restantes serviços rádio em caso de interferências?

- No outro sentido, que influencia tem na motivação da adesão de novos membros "sérios" para o hobby?

Muitas pessoas que seriam válidas para o hobby, se não tivessem esta barreira poderiam experimentar, uns não gostavam e abandonavam outros até ficavam mordidos pelo famoso "bicho" e poderiam dedicar-se à coisa, evoluir e ser grandes radio-amadores.
Mesmo para pessoas com formação técnica e eventualmente um passado na área (por exemplo no CB) que queiram dedicar-se a este hobby mais sério é inaceitável esta situação de tratamento como crianças irresponsáveis que necessitam de acompanhamento de adultos responsáveis durante 2 anos ...

Tenho 37 anos, não me gozem, sei uma coisa importante que é saber que não sei tudo e estou disponível para aprender sem preconceitos, não é por ser professor do ensino superior que alego uma entrega implicita de privilégios ou que de alguma forma me ache superior aos outros que apesar de terem formação académica inferior me poderão ensinar muito.

A visão radical e simplificada da questão não é de forma alguma produtiva.
Vejo-a como protectiva, com a fobia das coisas ficarem "piores", isola-se o pequeno mundo dos radio-amadores portugueses por uns anos, mantendo as coisas confortáveis para quem já está acomodado ...
Como se a situação já hoje fosse algo fantástico a preservar ...

A solução é simples, acabar com as estupidas barreiras temporais, quer entre categoria 3 e 2 como 2 e 1 e fazerem-se exames sérios sejam teóricos, praticos ou mistos.
Se hipoteticamente uma pessoa prova em exame ter todas as aptidões necessárias para os privilégios rádio que lhe serão entregues em determinada categoria, porque raio não poderá entrar directamente para essa categoria?

73!