ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com
Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2010 - 23:30:10 WEST

Boas noites,

Sinceramente, é compreensível a revolta dos CR7, e muitos são aqueles que já
aqui vieram mostrar que discordam dos 2 anos de "escuta" - quer CR7s, quer
outras classes.
Regra geral, penso que estamos todos de acordo que como estamos, estamos mal
- na minha humilde opinião muito mal.
Acho no entanto que vir para o cluster descarregar não é a solução.
Não seria mais eficaz e produtivo a classe 3 organizar-se e apresentar
argumentos junto da Anacom para mostrar que a actual legislação não serve os
interesses de ninguém?
De certeza que muitas associações por este país fora estarão dispostas a
ajudar nesta luta contra o "sistema"...
Agora não se enganem, sendo vós os principais prejudicados, não fiquem à
espera que os outros lutem por vós.

Quanto a mim, os dois anos de escuta foi uma medida que com outros contornos
podia realmente ter sido muito útil, assim como está não faz qualquer
sentido.

Primeiro, e quanto a mim o mais grave de tudo, são os conteúdos dos exames.
Algumas das perguntas dos exames são completamente ridículas, e
completamente descabidas no âmbito do radioamadorismo, como um hobbie de
conhecimentos técnicos. Os exames não limitam a ninguém a entrada no
radioamadorismo. Deixo o seguinte exemplo:
O Indicativo de Chamada Ocasional Anual (ICOA) é concedido por um período
de:
Ora se é anual, faz todo o sentido perguntar a duração!!!...
Como este, existem vários exemplos, para tal basta consultar a compilação do
colega Pedro.

Em segundo lugar os dois anos de escuta, apenas são entrave aos verdadeiros
radioamadores, porquê? Muito simples, quem de facto vem trazer alguma coisa
ao hobbie, é educado e por certo respeitador das regras, logo respeita os 2
anos de escuta com as limitações que tem na emissão. No entanto, os mal
intencionados, além de nem precisarem de exame para começarem a prejudicar,
mesmo com os 2 anos de escuta, não têm problema nenhum, pois por certo que
não se importam de "dobrar" as regras.
Tomando como exemplo avaliações mais graves, como por exemplo o exame da
carta de condução, verificamos que não existem este tipo de entraves. No
entanto conduzir tem riscos muito mais elevados que radiar uns Watt.

Em terceiro, penso que é bem visível que a Anacom não tem meios, interesse,
nem qualidade para avaliação dos radioamadores.
Posto isto penso que o caminho a seguir seria algo nos moldes que o colega
Matias sugere, entregar às Associações de maior prestígio em Portugal a
formação dos novos radioamadores.
Em vez de se olhar para a entrada no radioamadorismo como um exame, uma
avaliação, deveria-se optar por algo mais do género de formação. No fim
dessa formação o candidato seria avaliado no seu desempenho por um júri
composto por vários elementos (2 da associação que o propõe a exame e um
presidente do júri externo a essa associação para garantir alguma
imparcialidade).
Penso que para tal se verificar, há que haver vontade da nossa parte, e
depois apresentar argumentos válidos junto da Anacom que mostrem o fracasso
que é o sistema avaliativo deles.

Esta é a minha sincera e humilde opinião, por certo que muitos estarão
contra, e estão muito bem porque esse é um direito que lhes assiste.

73s
Diogo - CT2IRW