ARLA/CLUSTER: Que fazer?

Donato Macedo-CT3JT ct3jt iol.pt
Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2010 - 16:57:24 WEST

Boa tarde novamente a todos os colegas.
Desde já agradeço a todos o contributo que deram e que poderão dar, na
temática que trouxe a discussão.
Informo que falei esta tarde com o Eng. Antunes da Anacom em Lisboa e depois
com o Eng.Melim da delegação regional da Madeira. Tive oportunidade de
facultar alguns dados que dispunha, alguns já constantes de comunicações
anteriormente enviadas.
Foram-me garantidas determinadas acções, algumas até com determinados meios
técnicos a serem instalados na Madeira até final do ano, de forma a precaver
situações como a alegada ocorrência relatada ao longo dos últimos meses, por
incluir uma permanência da monitorização com maior abrangência. Algo que até
ao momento não acontece.
Percebi que a entidade ANACOM delega plena autonomia na resolução das
questões, em cada uma das delegações onde está "descentralizadamente"
implantada. Ou seja, os assuntos ocorridos na Madeira, cabe à delegação
regional resolver...Eu até por ser um ilhéu, também prezo muito a autonomia
e até tenho especial sensibilidade pela matéria, mas desde que a mesma
funcione. Senão prefiro ser uma simples colónia da *ilha adjacente*, como
eram assim denominados os arquipélagos atlânticos, antes das experiências
autonómicas da Madeira e dos Açores.
Por fim queria ainda acrescentar algo mais à vossa reflexão. Não acredito
que eu tenha sido o único rádio-amador a notar estas alegadas situações.
Tanto mais que as mesmas têm-se desenrolado por diversas ocasiões, e como
devem calcular, a minha vida não se resume a fazer *scanning*! Pelo menos um
outro colega já notou alguma perturbação, mas claro, tem todo o direito de
se manter reservado na denúncia destas matérias, que ainda para mais, neste
ambiente "paroquial" que são os meios pequenos e limitados por mar,
evidenciam sempre algum confrangimento, a que tento ser sempre imune.
A Anacom é uma entidade pública, assim como os serviços estatais
alegadamente molestados. Nós somos contribuintes líquidos desse Estado.
Uma vez mais obrigado pelo vosso contributo, pois estas situações podem
ocorrer em qualquer parte e pela partilha de experiências, podemos encontrar
soluções.
73
CT3JT-Donato Macedo