ARLA/CLUSTER: Compra nos USA

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2010 - 01:49:32 WEST

A minha experiência diz-me que ou a encomenda é inspeccionada ou não é.
Se não for, não se paga nada. Se for, paga-se tudo.

Desconheço o critério de selecção das encomendas inspeccionadas. Já
suspeitei que fosse pelo valor, pelo tamanho, pela origem, pelo
transportador. A verdade é que não encontro uma regra precisa.

Quanto à taxa de apresentação, também não parece ser um valor fixo. As duas
últimas remessas que recebi, muito recentemente, foram ambas inspeccionadas.
Uma pagou 3.03 EUR e a outra 6.27 EUR.
O IVA foi consistente em 21%, mas ainda somaram 1.80 EUR do tal impresso, 15
cêntimos para (CTT Portugal) e os benditos emolumentos (15 cêntimos também).

Os direitos foram zero em ambos os casos, e posso dizer que num caso o valor
era de 57 EUR e no outro cerca de 400.
Vá-se lá saber...

Quanto ao IVA, não há muito a dizer, é uma regra comunitária. Noutros tempos
talvez valesse a pena fazer entrar as coisas na CEE por outros países. Hoje
em dia, já não sei, o IVA é alto em todo o lado. Depende do valor, acho eu.
Creio que se deveria distinguir entre compras a particulares e compras a
empresas. As falsas declarações podem sempre existir e poderão ser sempre
tratadas da mesma maneira.
Posso dar um exemplo. Se se comprar um telemóvel na china e este vier
marcado como "OFERTA", pois meu amigo, bem se pode fazer o choradinho às
senhoras porque vai-se pagar na mesma. Se for nos EUA já poderá apresentar
argumentos e safar-se com isso, se for mesmo um negócio particular.

73,
António Vilela
CT1JHQ