ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

ct1ewa ct1ewa gmail.com

Ao colega Pedro Ribeiro

Só hoje tive oportunidade de ler alguns dos emails que circularam neste
cluster nomeadamente no que respeita aos CR7.

Não tenho problema em reportar que fui um dos apoiantes desta norma e não me
recordo de nenhum outro representante associativo, presente na mesma reunião
que eu, que votasse contra esta medida (digo não me recordo).

O regulamento anterior permitia a qualquer pessoa, nem o registo criminal já
pediam, se propor-se  a exame, e somente necessitar ler o Diário da
República e ter 50% das respostas certas do teste, para  ser radioamador.

Há radioamadores em Portugal que não sabem a lei de OM.

Comentava-se até na frequência as facilidades por alguns adquiridas para
efectuar o teste ou os testes.

No entanto a situação que desde há anos acontecia não podia continuar….

Nós dirigentes associativos não podíamos tolerar mais a utilização criminosa
e doentia dos nossos equipamentos, a destruição do património associativo e
o desrespeito pelo nosso hoby.

Estancou-se de certa forma “o derrame” embora ainda por cá tenham ficado
alguns “habilidosos”…`

Digo que em vários “escritos” que publiquei defendi um ano como rádio escuta
para os interessados em ser radioamadores. Era a forma que eu via para
“estancar” a selvajaria!

Publicamente reconheço  que  não defendi na totalidade os interesses dos
radioamadores e por isso não tenho problemas em admitir o erro da minha
atitude.

Na verdade o novo regulamento em relação aos CR7 muito pouco de bom trouxe à
nossa actividade, para além do facto de que a partir da data em que entrou
em vigor, só “vieram” para o nosso hoby, pessoas realmente interessadas em
ser radioamador, como o colega.

Considero o  regulamento bastante selectivo e sou daqueles que mesmo à
revelia das normas da IARU, apoio qualquer movimentação para a alteração do
regulamento no que concerne à classe 3 desde que não voltemos”ao caos”.

As associações é que deveriam por si tomar uma iniciativa conjunta, uma
mostra de união e solicitar à ANACOM a alteração do regulamento da classe 3,
apresentando uma proposta conjunta, mas isso ainda é mais difícil do que ser
radioamador de classe 1 em Portugal, e “são caminhos de areias movediças”
por onde não pretendo mais caminhar.

Caro colega eu sou um culpado que não tem medo de errar e muito menos de
reconhecer quando erra! Por isso a si e a todos os CR7 ‘s apresento as
minhas desculpas.

No que humildemente  poder colaborar para tornar a lei mais justa, podem
todos os radioamadores da classe 3 contar com o meu apoio.

73’s

CT1EWA - Paulo Santos

Apartado 415

2430-905 Marinha Grande, Portugal

QTH Locator : IM59NS

CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37

ARAL#37, EPC#5619 / PT10,  30MDG#1693, REP#995