ARLA/CLUSTER: Learn CW Online!

Rodrigo ct1bxt hotmail.com

Boas.

O cwplayer é sem duvida o melhor programa para começar. Fácil de utilizar,
em Português (mais ou menos hi hi temos de agradecer ao colega o esforço
que fez), faz testes com percentagem de respostas acertadas etc. O método
que quase toda a gente indica é o de receber rápido as letras, claro está,
depois de se saber todo o código de cor e salteado, não como pontos e
traços mas sim pelos seus sons, o que nem sempre é fácil, mas com treino
vai-se lá. Quando já se escuta bem o cwplayer e se acerta em 500 letras
para 95% ou mais, o que não é difícil mesmo a 27 ou 28 á que mudar de
programa para coisa mais sofisticada que nos permita receber palavras e a
coisa já fica muito mais parecida com o morse do dia a dia.
Depois de procurar ai pela net encontrei o NUMORSE-pro, embora programa
pago, que permite enviar grupos de letras e esperar pela resposta. O
método diz que as letras devem ser enviadas rápidas e os intervalos entre
elas grandes, reduzindo-os com o a pratica. Aqui se começa a ver o que
conseguimos receber, pois uma coisa é receber uma a uma a 28 ou 30 e
depois receber um grupo!! nem a 15 se recebe hi hi. Com a pratica lá vai
indo e podemos então começar a diminuir o espaço entre letras a aumentar o
numero de grupos etc.
Este foi o método que usei para aprender e treinar. O conselho que dou a
quer aprender é que o faça diariamente sem intervalos e por períodos não
superiores a 30 minutos ( pelo menos eu ao fim desse tempo já nada entra!)

73
Rodrigo
ct1bxt

  e  e )Em Wed, 18 Aug 2010 12:21:50 +0100, CT2FZI IM58KR