ARLA/CLUSTER: Off Topic: Navio Escola Sagres, China impediu atracagem em Macau

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010 - 17:35:50 WEST


As autoridades chinesas negaram ao Navio Escola Sagres, que chega esta quarta-feira a Xangai, a autorização diplomática para atracar em Macau, alegando que a autonomia da região não permite a visita de navios de guerra.

De acordo com o comandante do barco, Proença Mendes, há muitos meses que foi pedida a autorização diplomática das autoridades de Pequim, mas “não nos foi concedida, porque em Macau não é permitida a visita de navios de guerra, por se tratar de uma região chinesa com autonomia”. “O Navio Escola Sagres não deixa de ser um navio de guerra, pois pertence à Marinha”, recordou o comandante, não deixando de lamentar a impossibilidade de a Macau, “pois esta é a primeira volta ao mundo que o navio faz, depois da transferência de administração de Macau, de Portugal para a China”.

O Sagres esteve na Coreia do Sul, estando previsto que atraque ainda hoje em Xangai, onde ficará até dia 23. Daí, partirá rumo à capital timorense, Díli.

Nesta viagem à volta do mundo, a primeira em 26 anos, o Sagres já visitou o Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, Estados Unidos, Japão e a Coreia do Sul. Segiur-se-á a China, Indonésia, Timor-Leste, Singapura, Tailândia, Malásia, Índia, Egipto e Argélia.

A viagem do Sagres, a terceira à volta do mundo depois das circum-navegações realizadas em 1978/79 e em 1983/84, iniciou-se a 19 de Janeiro para formar os alunos da Escola Naval e promover a imagem de Portugal no mundo, e prolonga-se por 11 meses, estando prevista a sua chegada a Lisboa a 23 de Dezembro.

“Temos sido muito bem recebidos em todo o lado, pois este é um navio espectacular. Por onde passa ganha amigos e todos estão encantados com esta forma de fazer diplomacia”, disse o comandante Proença Mendes.


Fonte: Jornal on-line Página 1.



Mais informações acerca da lista CLUSTER