ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

CT1BAT ct1bat gmail.com
Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2010 - 23:12:28 WEST

Caro Pedro Ribeiro e Colegas Radioamadores,

Pedro wrote:Este assunto já por diversas vezes levantado só merece a atenção
de uma
reduzida fracção dos radioamadores, em particular de uma dúzia dos que
andam pela lista.
Não me parece (quase diria, tenho a certeza!) que não é pela valia do
assunto, por desinteresse ou por menos consideração pelos Colegas que vivem
os 2 Anos de silêncio que alguns dos habituais comentadores, deste Cluster,
se manifestam.
Asseguro-lhe que, frequentes vezes não me pronuncio por cordialidade…o dia
em que cada um tiver direito à sua opinião sem ser molestado, estou em
todas!
Claro que o post do Colega Matias me merecia um “valente” comentário, mas
ele poderia não gostar e já não vir à Feira de Coimbra, hi, hi.
Por formação (sabe que) gosto do “contraditório” mas, por vezes, temos que
nos conter porque nem todos têm a mesma percepção das coisas (graças a
Deus!) e poderão entender a discordância como hostil… Também há outros,
porque não dizê-lo que da forma como falam é melhor nem dar resposta…
Não se generalize, não se acuse de (a)comodismo os B porque se o exame era
menos rigoroso (seria?) havia tempos mínimos de permanência e, também, os
tais “mais antigos” já passaram essa provação: n meses à espera do exame,
pedido de autorização para instalar a estação e aguardar a vistoria + 2
meses, aguardar o resultado escrito para pedir a licença de funcionamento e
aguardar a chegada, mais ou menos 6 meses! Nessa altura, refiro-me aos
finais dos anos 70, nem escuta! Ai deles…eu fui dos que tive a Citroen
cinzenta à porta, por mais de uma vez.

Não quero com isto dizer que concorde com o actual estado.
O que lhe posso afirmar, isso ouvi da boca de um responsável da Anacom é que
o DL 53/2009 é o resultado das reuniões com as associações de Radioamadores
(se lá estiveram todas, não sei, se todos os que lá estiveram deram o seu
contributo ou abanaram a cabeça e, até hoje, não li nem ouvi que a proposta
consensual não foi aceite pelas autoridades.
Há dias circulou, creio que em off, um a posição da ARLA e outra da ARBA
relativamente ao assunto. Mas se não se sentarem todos à “mesma” mesa e
procurarem chegar a um consenço, para apresentar à Anacom, nada feito. Ou
seja, não poderão todos querer ser os “porta-vozes” das associações e, aqui,
reside a questão já referida, por outras entidades (ainda que doa…) “os
Radioamadores (leia-se associações) têm que se entender e falar a uma só
voz!”
Mas, também agora, os interesses são diversos: se o Pedro quer prestar
provas para subir outros há que têm outra preocupação que é de ter de fazer
“novo” exame daqui a x anos…A esses eu recomendaria um telemóvel.
“Pedro wrote: Como já disse, pessoalmente, estou no limite da desistência
desta luta
de "Dom Quixote contra os moinhos", não terão de me aturar muito mais
nestas discussões ...”
Não desistam! O que recomendo é que continuem a lutar e insistam (insistam,
insistam, porque a Anacom não lê o Arla-cluster!) com as vossas associações
para que discutam e definam uma “posição comum”  a apresentar ao regulador.
Doutro modo, meus Amigos, bem podeis esperar sentados pelo passar dos 2
anos.

Um abraço do

CT1BAT

Jose Machado