ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2010 - 13:03:10 WEST

Pois, esse argumento também já cheguei a incluir numa das N mensagens
que enviei a entidades oficiais responsáveis pela área ...

Só por falta de tempo e paciência é que não me coloquei a fazer um log
do que se ouve e dos tópicos das conversas, para apresentar uma listagem
às entidades oficiais para que me explicassem o que pretendem que eu
aprenda com tais conversas.

Tal não quer dizer que não tenha aprendido nada com a escuta mas tenho a
certeza absoluta que tinha aprendido mais se pudesse ter intervido e
sido envolvido em algumas discussões no éter.

Sob o ponto de vista operacional, estou muito mais à vontade que o que
estava em Março quando fiz o exame, mas estaria mais ainda se pudesse
ter praticado algumas coisas de que estou impedido no QTH.
Mais, quando fiz o exame era muito mais "purista" em relação às regras
do que sou actualmente, manifestando alguns "vícios" de operação que
colegas mais experientes têm ...

Após muitos anos desligado da area, voltei a isto como distração
"anti-stress" mas acreditem o efeito tem sido inverso e actualmente
passam-se dias e dias em que não ligo o rádio, só servia para aumentar o
stress do efeito "prisão" ...

Há uns tempos vi uma página de um colega que enumerava as N coisas que
um radioamador pode fazer, coisas reconhecidas genéricamente como
ligadas aos radio-amadores. Quando der com ela (página) de novo vou
colocar aqui uma listagem com a fracção das quais podemos (CR7s) fazer.

Acreditem, para mim e uns quantos colegas em situação idêntica, ou a
situação se resolve até ao final do ano ou vamos mesmo abandonar esta
actividade aborrecida (aka "seca") que o é actualmente ...

Não sou defensor do regresso ao caos do passado com direitos
significativos entregues de imediato aos novatos, apenas defendo uma
revisão realista das regras que:
- Dê aos novatos condições mínimas de operação com baixa potência e
   pelo menos faixas em VHF, UHF e HF (10m?), para permitir ganhar
   experiência em condições distintas de propagação e modos de operação,
   com possibilidade de aprendizagem interactiva (via éter)
- Permita pelo menos aos maiores de idade que se proponham directamente
   a exame de categoria 2 (sem o período obrigatório de escuta ou com
   este significativamente reduzido para 1~3 meses)
   Talvez até, para quem tenha conhecimentos para tal, propor-se
   directamente a exame de categoria 1!
   Os conhecimentos é que devem ser a unidade de mérito para ascensão às
   categorias superiores.
- Exista espaço no radio-amadorismo para os colegas com formação de
   outras áreas, que se possam manter de alguma forma activos mesmo após
   os 5 anos de categoria 3 sem que tenham conseguido passar em exame de
   categoria 2

Obviamente toda esta discussão presume níveis adequados de dificuldade
dos exames e uma diversidade significativa de questões (que não se
repitam com a frequência que tenho observado nos exames de CR7s) para
evitar as passagens baseadas no decorar de questões/respostas sem que se
perceba o envolvido.

Um comentário extra em relação ao 3º ponto acima que não tenho visto ser
levantado e que julgo dever ser corrigido antes que o problema aconteça.
Quantos de vós teriam actualmente dificuldades em passar no exame de
categoria 2?
Querem que outros em situação idêntica sejam expulsos?
Por não saberem interpretar uma carta de Smith, perceberem os díodos, os
transformadores ou as leis de Kirchoff deixam de interessar ao
radioamadorismo?
Como já aqui foi discutido diversas vezes, o radioamadorismo tem N
vertentes, muitas das quais não envolvem conhecimentos técnicos
significativos, vamos excluir pessoas "interessantes" para explorarem
essas áreas não técnicas?

73!