ARLA/CLUSTER: Multimetro com medidor de Frequencia

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010 - 18:28:20 WEST

Colegas, boa tarde.

Eu tenho um multimetro que mede frequencias desde DC até 10MHz, mas com a
limitação de apenas poder medir niveis digitais TTL.
Mas em contra partida, o aparelho custou-me os olhos da cara.
Isto para dizer que é dificil um multimetro vulgar medir tensões AC acima de
uns 300Hz com boa precisão, salvo se for um aparelho de medida True RMS.
Como os sinais digitais são "faceis" de medir, pois o comprimento das pontas
de prova introduzirá distorção no sinal (arredondará as subidas da onda), é
o mais comum que aparece nos multimetros.

Para ser franco, acho que esse instrumento nem sequer vai servir para medir
um desalinhamento, pois o próprio poderá estar descalibrado, e induzirá o
operador em erro.

Os ditos frequencimetros a sério estão desenhados para aturar desde
micropotencias até dezenas de Watts de RF na sua entrada, e medir fielmente
a sua frequencia mas só com ONDAS SINUSOIDAIS! Normalmente, e falo por
experiencia, qualquer distorção na onda (sobretudo a de 3ª harmonica) irá
provocar a apresentação de valores estranhos (frequencia sempre a dançar,
etc). Já pra não falar da sua calibração minuciosa, que dá trabalho a quem
calibra mas que dura anos. Por esta e outras razões, o que é bom é caro, mas
o que é caro nem sempre é bom.

Cumprimentos,
73 de CR7ABR
Renato