ARLA/CLUSTER: Antena???

CT1BAT ct1bat gmail.com

Olá Amigos!

Isto sim é que é “assunto” .

Como sabem uma das minhas paixões são as antenas.

A minha questão do momento é algo parecida com a do colega Gomes. Depois da
construção de um dipolo rigido para 40 mts que está em testes (e a dar boas
provas!), estou a construir um outro dipolo rígido para os 80 mts. Com as
dificuldades que há em encontrar alumínio e (parece que …) no cluster
ninguém sabe onde ele se vende (!!!) resolvemos testar aas varas
telescópicas de limpeza das piscinas (3,60 mts por 9.99 no IZI). Acontece
que os tubos têm 32 mm, 30 mm e 28 mm. Logo coloca-se a questão do
encurtamento, do afastamento do centro e da largura de banda e do
redimensionamento das bobinas (cuja teoria ando a estudar, hi hi)

Paralelamente tenho em cima da mesa a Antena OWA ( Optimized Wideband
Antenna : antena otimizada para banda larga ). Leiam o artigo do PY4ZBZ,
aqui http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/owa.htm#1 que é muito claro e
acessível e também vem ao caso.

Curiosíssimo é uma yagi, sem transformador de impedância, sem Gama ou
T-match, em dipolo aberto (fácil…) e com um ganho de 8,7 db e uma rejeição
F/B de 10,6 em 145 Mhz com apenas 4 elementos.

Vou acompanhar este post com muito gosto, assim como todos os outros
relacionados directamente com o Radioamadorismo.

73's de

CT1BAT

Jose Machado

ct1bat  gmail.com