ARLA/CLUSTER: Vantagens ANAPROCIV novos radioamadores

Mário Osório ct2htm gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Agosto de 2010 - 02:00:07 WEST

*

*
*Boa noite*
*
*
*Caro colega Arthur*
*
*
*Antes de mais não sei o porquê de lamentar a minha observação... Aquilo que
escrevi é verdadeiro e está documentado. O colega pode não gostar mas factos
são factos e não há volta a dar! Eu não sou acomodado nem descrente de
nenhuma das localidades que referi, onde foi o senhor buscar essa ideia? Não
ponho em causa nada nem ninguém excepto os conhecimentos do caro colega que
julga que o título de uma localidade interfere em algo concreto. *
*
*
*Então para ficar um pouco mais elucidado, eu vou fazer uma breve
explicação. Os critérios para atribuição do título de localidade variaram ao
longo dos tempos. Tempos houve em que para ser cidade, bastava ser
sede episcopal como tal ainda hoje temos alguns exemplos dos quais se
destaca Miranda do Douro por ser a cidade portuguesa com o menor número de
habitantes (cerca de 2100), menos que algumas aldeias, mas também há o caso
de Lamego que muito cedo se tornou cidade por via da igreja! Na idade média
também se criavam cidades por vontade régia por exemplo Vila Real de Santo
António para efeitos de defesa. Houve evolução e os critérios foram sendo
alterados sendo actualmente necessários reunir estes seguintes três
requisitos: requisito demográfico e densidade populacional (número de
habitantes).** Requisito funcional que é a i**nfluência exercida pela cidade
sobre as áreas envolventes e ao tipo de actividades a que a população se
dedica.** Requisito ** jurídico-administrativo** que se aplica a cidades
definidas por decisão legislativa por exemplo capitais distritais** . O caso
destas três localidades é raro. Estes três concelhos em concreto nunca
aspiraram a ser cidade! Este facto não é novo e envolve-se num significado
histórico complexo e estudado há décadas. Embora há muito excedam os
critérios para se tornarem cidades nunca iniciaram nenhum processo nesse
sentido, ao contrário de outras antigas vilas que se tornaram cidades como
por exemplo Ermesinde, Vila Nova de Gaia ou Vila Nova de Famalicão. Como vê,
a suposta ligação politico-económica que o colega afirmou não faz o mínimo
sentido, não sendo mais do que uma especulação tentar ligar esses municípios
á câmara de Lisboa. Para finalizar, penso que as regras neste aspecto são
claras não havendo nenhum atropelo á democracia.*
*
*
*
*