ARLA/CLUSTER: Ordem superior termina com o Projecto NavPT

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sábado, 7 de Agosto de 2010 - 02:29:30 WEST

Caro Afonso Marques,

Queria apenas deixar-lhe aqui uma ou duas sugestões.

Posso dizer-lhe que o radioamadorismo esteve justamente na origem do
projecto NavPT.
O problema original de receber os sinais das aeronaves a grandes distâncias,
e descodificá-los, mesmo antes de qualquer preocupação com os aspectos
gráficos ou cartográficos, é claramente um assunto para os radioamadores.
A manufactura de antenas para os 1090 MHz, a selecção do cabo de baixada, o
uso de pré-amplificadores de recepção, tudo isso são questões da
radioelectricidade que nos interessam.

Depois, o *site *tal como está, ou na sua ausência qualquer dos outros que
por aí andam, é também de utilidade para os radioamadores, pelo menos para
os mais curiosos, em vários aspectos:

- Por si só, este *site *mostra o estado geral da propagação em UHF (1 GHz)
centrada em Lisboa.

- Em conjugação com as cartas de navegação e tabelas de frequências de ATC,
livre e gratuitamente distribuidas pela nossa autoridade da aeronáutica
civil, por intermédio da NAV, possibilita também o estudo das condições de
propagação em VHF, atravéz da escuta das suas comunicações e correlação com
a distância, azimute e altitude das aeronaves.

- Lembro que o NavPT, à semelhança de outros sites congéneres como o
localizatodo, representava também as posições das embarcações equipadas com
equipamento AIS, pelo que a propagação em VHF podia já ser avaliada em tempo
real, embora em condições diferentes, pois tratam-se de estações à
superfície.

As comunicações aeronáuticas são de natureza peculiar e têm, na minha
opinião muito interesse para o radioamador. Costumo dizer que as aeronaves
estão entre os repetidores e os satélites.
É certo que neste caso a comunicação é unidireccional, pois como se sabe é
absolutamente interdito utilizar estações de amador a bordo de aeronaves e é
óbvio que os amadores não podem estabelecer comunicações nas bandas aéreas,
mas creio que aqueles que se interessam pelos fenómenos da propagação, não
deixarão de achar interesse em projectos como este.
Aliás, há aqui uma particularidade que convém referir. Os radioamadores dão
uso às comunicações aeronáuticas para além do seu contexto normal de
utilização, pois que como se sabe, os controladores e os pilotos não fazem
DX.

Para complementar a informação já aqui divulgada, os seguintes *sites
*apresentam
uma cobertura muito boa do nosso espaço aéreo, em alguns aspectos até
superior à do NavPT:

localizatodo <http://www.localizatodo.com>- http://www.localizatodo.com
Casper <http://casper.frontier.nl/>- http://casper.frontier.nl/

Se julgar útil que detalhe aqui melhor um ou outro ponto, estou à sua
inteira disposição.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ