RE: ARLA/CLUSTER: Evolução do número de radioamadores em Portugal (incluindo 2010)

Gil eduardo.gil sapo.pt
Segunda-Feira, 2 de Agosto de 2010 - 18:28:59 WEST

Gostei do que li, mas vivemos no sec 21 . O pior é que já no sec 15 existiam
os velhos do Restelo e esses estão a todos os níveis a afundar-nos.

Vejamos o caso do Japão e Eua, países de terceiro mundo.

A classe mais baixa tem uma pequena faixa de emissão em todas as bandas.
Para aprendizagem.

Agora digo eu

Faço a escuta e respeito a lei

Ao fim de 2 anos faço exame e passo para cs7 ou outro indicativo na altura

Como não posso operar ou tenho dificuldade em deslocar-me para a casa deste
ou daquele ou associação, não tendo contacto com um equipamento quer de v ou
onda curta, sou amador.

E depois como amador subo á frequência sem saber sintonizar um transceptor?

Creio eu que para se ser amador não é necessário saber construir um
transceptor ou é?

O que é necessário é uma boa dose de bom senso, e nada melhor do que os
próprios amadores para alertarem falhas deste ou daquele amador, e
denunciá-lo se este for ordinário ou abusar do espectro anedvertivamente.
Ajudarem na emissão ou ajudar no que for necessário.

Privar um amador seja de classe 3 “ esses “como já ouvi no sentido
pejorativo, sem poder emitir, está tudo dito.

Mas creio eu que voltamos ao Fascismo ou é impressão minha?

Espanha. Faz exame tira o EA e emite, Espanha aqui ao lado, um país de
terceiro mundo.

Portugal, país de gente esperta que por vezes só se coça para dentro.

Em vez de se copiarem bons exemplos de outros mundos inventa-se.

Sr., C. Mourato, agradeço a explicação com o email enviado, mas não creio eu
desistir de “ Tentar ser Radioamador “, e pratica-lo como um Hobby, muito
embora pondere vir a entregar o meu can, pois ser amador sem emitir não é
nada.

Tem razão quando diz que os culpados são a Anacom. Serão?

Pois como o Sr., sabe muitos foram aqueles que Hoje são de classe A, por
passagem administrativa. Tenho colegas que nunca souberam morse, mas são
classe A da altura e com morse.

Depois existem algumas associações, que pedem á Anacom que a classe 3 possa
emitir com 5 Watt, e a pedir mais utilização do espectro, para os ct5.

Note que em uma hora tive que responder a 40 questões, mas para a classe c
20 questões numa hora, acha justo?

Será que a nova legislação é assim tão favorável a alguém?

Não será melhor quem de direito respeitar o desejo de se ser amador?

Não alongo mais este assunto, sentido porém é o País que temos

Obrigado