ARLA/CLUSTER: Evolução do número de radioamadores em Portugal (incluindo 2010)

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Domingo, 1 de Agosto de 2010 - 01:29:09 WEST

Baseando-me nos dados disponíveis na antiga página da estatística no
"site" da ANACOM e dos existentes na tabela dos indicativos registados
até 26/07/2010 (recentemente públicada pelo regulador), gerei um gráfico
similar ao que eles tinham, já incluindo os dados de 2010 e tratando de
forma agregada os colegas com categoria B e B com Morse.

Fiquei deveras surpreendido com os resultados.
A serem realistas os dados, fico feliz por o ritmo a que as pessoas
passam a "SilentKey" é abaixo do que esperava. O número de amadores das
categorias da legislação antiga não desceu, mas provavelmente aqui temos
o factor dos que no ano passado, após publicação da nova legislação e
antes que entrasse em vigor foram fazer exame para nova categoria. Outro
factor será o atraso com que um SK é removido da listagem por o
regulador só detectar essa situação provavelmente por expiração do CAN.

Os que já andavam por cá e atentos, expliquem-me porque é que no meio
deste movimento de categorias se conseguiu a maior subida de sempre nos
totais.
Foram pessoas estavam fora e que alguém lhes telefonou a dizer para irem
fazer exame de categoria C para serem radioamadores antes que a nova lei
entrasse em vigor e tivessem de ficar 2 anos a brincar aos "wannabe ham" ?
Não consigo perceber ...

73!

--
Pedro Ribeiro