ARLA/CLUSTER: 73 de CT2GPZ

Jaime Bragança Pinheiro jaimefmbpinheiro hotmail.com
Terça-Feira, 27 de Abril de 2010 - 13:29:40 WEST


Caros Colegas,

As comunicações no Serviço de Amador desde a Serra de São Mamede avançam a bom ritmo e existem já algumas novidades e outras serão divulgas em breve.

Assim e após a montagem da torre com 40m de altura, segue-se a instalação dos repetidores.

Neste momento estamos ainda em testes mas já vos podemos relatar alguns pormenores. Assim, a afinação do repetidor analógico em UHF já se encontra concluída e verificamos que está em óptimas condições de funcionamento. 

Relembramos os principais dados técnicos deste repetidor:

Canal: RU700
Indicativo: CQ0UPG
TX Repetidor: 438,750 MHz
RX Repetidor: 431,150 MHz
Desvio: -7,6 MHz
Potência: 25 watts PAR
Tom de protecção: 67,0 Hz
Local: Serra de São Mamede, Portalegre
Localização: 39º 18` 45,50" N / 07º 21` 30,72" W 
Locator Maidenhead: IM69hh 
Altitude (ASL): aprox 1065 metros
Polarização: Omni Vertical
Associação Responsável: A.R.R. - Associação de Radioamadores do Ribatejo.

O repetidor analogico de VHF apresenta algumas deficiências mas com os equipamentos adequados à sua afinação e calibração, especialmente na parte de recepção e cavidades, que se iram efectuar brevemente, pensamos que vai ficar também em óptimas condições.

Dados técnicos deste repetidor:
Canal: RV53
Indicativo: CQ0VPG
TX Repetidor: 145,662.5 MHz
RX Repetidor: 145,062.5 MHz
Desvio: -0,6 MHz
Potência: 20 watts PAR
Tom de protecção: 123,0 Hz
Local: Serra de São Mamede, Portalegre
Localização: 39º 18` 45,50" N / 07º 21` 30,72" W 
Locator Maidenhead: IM69hh
Altitude (ASL): aprox 1065 metros
Polarização: Omni Vertical
Associação Responsável: A.R.R. - Associação de Radioamadores do Ribatejo.

No mesmo local e provisoriamente encontra-se já um Echolink a funcionar.

Dados técnicos deste Echolink:
Frequência: 439,850 MHz
Tom de Protecção: 67,0 Hz
PAR: 25W
QTH Locator: IM69hh
Indicativo do Link: CT2GPZ-R
Localização Geográfica: Serra S. Mamede. 

Todos estes dispositivos estão suportados temporariamente por antenas instaladas a menos de metade da altura na torre, enquanto aguardamos a instalação no seu topo de uma nova antena Dual-Band colinear modelo X-5000 da Diamond que vai servir a recepção destes e de outros equipamentos. Para emissão serão também instaladas antenas colineares a cerca de 3m mais abaixo da cota máxima da torre. As baixadas são constituídas por cabos coaxiais Heliax de 1/2 polegada, tanto para recepção como para emissão. 

Já solicitamos ao ICP-ANACOM a autorização para a instalação do primeiro repetidor analógico multimédia no Alto Alentejo, que a seu tempo será publicitado neste fórum. Decorre um estudo para a possível instalação no futuro de um repetidor de TVA.

A campanha de angariação de donativos, decorre a bom ritmo para a compra do novo repetidor D-Star, CQ0DSM, assim como para a aquisição de APS de 5 Ghz para a linkagem à Internet e de um novo servidor para o mesmo. È nossa previsão e se existirem fundos suficientes até lá, tê-lo instalado e a funcionar no fim do próximo mês de Maio.

Por tudo aquilo que aqui apresentamos e iremos apresentar, achamos que merecemos a vossa confiança e apoio. Como podem imaginar o nosso esforço físico e económico tem sido intensos, mas não esmorecemos e esperamos proximamente ter esta vasta região, portuguesa e espanhola, coberta com o melhor que possamos conseguir, não só para os que aqui vivem, como para todos os que livremente possam usufruir do nosso trabalho. Somos poucos mas a nossa dedicação é imensa, como o são as vastas planícies que deslumbrarmos aqui do alto da Serra de São Mamede. Acreditamos firmemente, que todos juntos fazemos uma bela equipa.

Aqui deixo mais uma vez o numero da conta para depósito dos vossos donativos, Caixa Geral de Depósitos NIB: 0035 0228 0001 3089 6000 5

Está em meu nome pessoal, Jaime Bragança Pinheiro, seu primeiro promotor e responsável. Os equipamentos são propriedade de todos, portugueses e espanhóis, que queiram para eles contribuir.

Todos os que desejem enviar donativos devem-se identificar inequivocamente e remeterem-me o seu comprovativo de deposito para " jaimefmbpinheiro  hotmail.com " .

Com os nossos cumprimentos,

Jaime Bragança Pinheiro, CT2GPZ.  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100427/d579a8e7/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER